Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva e influência do La Niña: o que esperar do tempo em dezembro

Chuvas devem ser registradas em diversas regiões do país com a chegada do verão - Getty Images
Chuvas devem ser registradas em diversas regiões do país com a chegada do verão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/12/2022 04h00

O verão está se aproximando com a chegada do mês de dezembro e a expectativa é de que as temperaturas aumentem em diversas regiões do Brasil, assim como as chuvas. Só na primeira semana, o Brasil já tem perspectiva de chuvas em quase todos os estados.

Esse é o terceiro ano consecutivo que a temporada será marcada por influência do La Niña. O fenômeno causa um resfriamento de parte das águas superficiais do Pacífico. No Brasil, isso significa mais chuvas na região Norte e Nordeste. O Sul, por sua vez, deve registrar menos precipitações e ainda temperaturas mais amenas que o normal.

A chuva deve seguir de forma irregular no Sul, com volumes abaixo da média em quase todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, segundo a Climatempo. A previsão de acordo com o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) é a de que as temperaturas mínimas possam ser menores que 12°C em áreas do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

No Sudeste, a expectativa é a de que as chuvas se concentrem no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do leste de Minas Gerais. No norte mineiro, o InMet prevê que as temperaturas mínimas fiquem entre 18 e 22°C nos primeiros dias do mês.

Centro-Oeste

O Centro-Oeste também deve registrar chuvas, com precipitações acima da média, especialmente no centro-norte do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Na região, a MetSul prevê que a temperatura deverá se manter próxima ou abaixo da média para o mês.

Segundo o InMet, as primeiras semanas de dezembro terá temperaturas máximas maiores que 30°C na parte Oeste, podendo ultrapassar dos 36°C em áreas do oeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso.

Nordeste e Norte

A previsão de altas temperaturas também atinge o Nordeste. Os termômetros devem passar da marca dos 36ºC entre os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Na região, as chuvas devem ficar acima da média, com destaque para a Bahia, o sul do Maranhão, sul do Piauí e interior de Pernambuco e da Paraíba.

Praticamente toda a região Norte também deverá sentir grandes acumulados de chuva durante o mês de dezembro. Segundo a Climatempo, o tempo será abafado e a precipitação deverá ficar próximo ou acima da média de 30ºC.