Topo

Esse conteúdo é antigo

PR: 'Além do vídeo que viralizou, fiz um de despedida', diz homem soterrado

04/12/2022 21h55Atualizada em 05/12/2022 09h49

O motorista José Altair Biscaia, um dos sobreviventes do deslizamento que matou duas pessoas na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite da segunda-feira (28), ganhou visibilidade nas redes sociais após gravar um vídeo mostrando o momento em que ele estava dentro de seu caminhão soterrado na lama.

Em entrevista à TV Record, divulgada na noite neste domingo (4), porém, ele disse que a gravação compartilhada nas redes sociais não foi o única que fez após ser atingido pela queda da barreira.

"Além do vídeo que viralizou, eu fiz outro. Esse não vou compartilhar com ninguém, eu me despedindo. Se a encosta descesse de novo, sabia que não ia sobreviver", afirmou homem.

Ele passou cerca de cinco horas soterrado e foi uma das seis pessoas resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros da lama, que o arrastou por 30 metros.

Segundo ele, na gravação feita enquanto aguardava o resgate, ele agradeceu à família pelos anos vividos juntos.

José Altair disse que percebeu que algo estava errado na pista quando viu um carro da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela administração da pista, trafegando em alta velocidade na contramão.

"Já vi a pedra caindo na frente do carro. Até eu entender a situação, já senti a pancada de pedra na cabine do lado direito do caminhão. No momento em que bateu, arrastou o caminhão como se fosse um brinquedo", recordou.

Com pontos na testa e algumas escoriações pelo corpo, ele contou que não teve intenção de fazer o vídeo para ganhar visualizações, e sim para ver a situação da cabine após o acidente.

Deslizamento na BR-376

Um grande deslizamento de terra foi registrado na noite da segunda-feira (28) no km 669 da BR-376, principal rodovia que liga o Paraná a Santa Catarina, em Guaratuba (PR).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ao menos 15 carros de passeio e 6 caminhões foram arrastados pelo deslizamento.

O órgão confirmou duas mortes, seis pessoas resgatadas com vida e outras seis que conseguiram escapar dos veículos sem precisar de ajuda desde a segunda-feira passada.

"Até o presente momento foram constatadas 14 pessoas envolvidas diretamente no incidente", disse o governo do estado em nota.

As buscas no local foram encerradas no sábado e, segundo a polícia, não há mais desaparecidos. Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil do Paraná.

Os dois caminhoneiros que morreram no deslizamento são: João Maria Pires, 60, morador de São Francisco do Sul (SC), primeiro a ser identificado, e Marco Rogério de Souza, 51, que trabalhava há 30 anos e voltava para casa, em Curitiba, quando o acidente ocorreu.