Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana começa com mais chuva em todo o país; veja previsão

Após chuvas intensas e tragédias pelo país, semana começa com tendência de mais água, porém com acumulados menores de precipitação em relação aos últimos dias. - NAIR BUENO/ESTADÃO CONTEÚDO
Após chuvas intensas e tragédias pelo país, semana começa com tendência de mais água, porém com acumulados menores de precipitação em relação aos últimos dias. Imagem: NAIR BUENO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte

05/12/2022 04h00

Após chuvas intensas e tragédias pelo país no final de novembro, a semana começa com tendência de mais água, porém com acumulados menores de precipitação em relação aos últimos sete dias.

De acordo com o instituto meteorológico MetSul, apenas áreas isoladas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte devem registrar chuva forte, com volumes acumulados entre 100 mm e 200 mm.

Em São Paulo, o tempo chuvoso predomina ao longo da semana, com chuvas mais intensas na terça-feira (6) e na sexta (9). Como na semana anterior, Santa Catarina e Paraná devem registrar tempo chuvoso, mas em intensidade inferior.

Veja, a seguir, a previsão completa para o país nesta semana.

Sudeste

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas e o norte do Espírito Santo, de acordo com o MetSul. Nessas regiões, o acumulado de precipitação gira entre 50 mm e 100 mm, mas pode atingir 150 mm em partes isoladas de São Paulo. Nas demais áreas, o volume não passa de 40 mm.

Hoje, a capital paulista terá temperaturas entre 20ºC e 27ºC, subindo para o intervalo de 22ºC a 28ºC na sexta. Chove bastante durante toda a semana, acima de 15 mm, exceto na quarta (7), quando estão previstos 8 mm.

No Rio de Janeiro, a semana começa com muito calor: a máxima hoje é de 35ºC, mas ela cai ao longo da semana e atinge 29ºC na sexta, enquanto as mínimas saem de 19ºC para 23ºC no mesmo intervalo. Ainda de acordo com o MetSul, chove mais na terça-feira, com previsão de 20 mm, e quinta (8) é o único dia com tempo seco.

Em Belo Horizonte, a semana começa com termômetros entre 20ºC e 27ºC, caindo para 18ºC de mínima e 23ºC de máxima na sexta. Já Vitória marca, hoje, temperaturas variando de 21ºC a 28ºC, mas termina a semana com termômetros semelhantes à capital mineira. Nas duas capitais, chove mais a partir de terça, com um pico na quarta-feira.

Sul

Como na semana passada, os maiores volumes de chuva devem ser registrados no Paraná, Santa Catarina e regiões da divisa deste estado com o Rio Grande do Sul. Nessas áreas, a precipitação varia entre volumes de 50 mm a 150 mm, sendo mais intensa ao oeste. Na maior parte do Rio Grande do Sul, os acumulados devem atingir até 30 mm.

Em Florianópolis e Curitiba, a segunda vai ser de tempo chuvoso, com precipitação entre 30 mm e 35 mm, e a tendência é que a chuva diminua nas duas cidades ao longo da semana. Na capital de Santa Catarina, as temperaturas sobem até quarta, mas caem na quinta, quando termômetros devem marcar mínima de 21ºC e máxima de 23ºC. Já na capital paranaense, as mínimas da semana giram em torno de 20ºC e as máximas, de 26ºC.

Porto Alegre registra mínimas entre 19ºC e 24ºC e máximas variando de 29ºC a 33ºC ao longo da semana. Tempo mais ameno em Florianópolis, com temperaturas girando em torno de 19ºC e 24ºC.

Já Curitiba sai da máxima de 19ºC hoje para até 29ºC na quinta-feira, dia em que a chuva começa a diminuir na cidade.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a trégua das chuvas fica para o sudoeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, os acumulados também atingem mais de 50 mm.

Em todas as quatro capitais, os maiores volumes de chuva ocorrem hoje e amanhã. Em Brasília, as temperaturas ficam estáveis entre 17ºC e 18ºC ao longo da semana. Cenário parecido em Goiânia, onde a sexta deve ser o dia com menor amplitude térmica: os termômetros variam apenas entre 21ºC e 23ºC.

Já Campo Grande terá mínimas em torno de 23ºC e máxima próxima dos 30ºC, mas com pico de 33ºC na quarta-feira. Por fim, Cuiabá sai de temperaturas entre 24ºC e 31ºC, nesta segunda, para 27ºC a 35ºC na sexta-feira.

Nordeste

O extremo sul da Bahia deve ser a única parte do Nordeste a registrar volumes significativos de chuva, acima de 50 mm. Na maioria das áreas, a precipitação fica entre 10 mm e 30 mm. Por outro lado, a parte norte do litoral nordestino terá tempo estável.

Em todas as capitais da região, as mínimas devem ficar entre 24ºC, com termômetros próximos aos 30ºC de máxima. Apenas São Luís deve ter temperaturas acima disso: até quarta, os termômetros podem chegar a 33ºC.

A chuva chega com mais força hoje em Salvador, com até 40 mm, além de Aracajú e Maceió, quem devem registrar volumes próximos de 10 mm. Nas outras capitais, a precipitação vai ser passageira e fraca.

Norte

De acordo com o MetSul, em praticamente toda a região, estão previstos acumulados acima de 50 mm. As exceções são o nordeste do Amazonas, noroeste do Pará e o estado do Amapá, áreas onde os volumes devem ficar abaixo de 30 mm.

Nas capitais do Norte, as temperaturas devem girar em torno de 24ºC de mínima e 31ºC de máxima. A exceção é Macapá, onde, até quarta, as máximas ficam em 34ºC, mas caem para 29ºC na quinta e sexta.

A chuva atinge todas as capitais da região Norte, com acumulados variando entre 5 mm e 15 mm. Apenas Porto Velho tem previsão acima desse volume: nesta segunda e na sexta, a precipitação aproxima dos 20 mm.