Topo

Esse conteúdo é antigo

Cobra entra em ar condicionado e morde passageira em Minas Gerais

Cobra estava em duto de ar condicionado de automóvel  - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Cobra estava em duto de ar condicionado de automóvel Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Do UOL, em São Paulo

12/12/2022 17h42Atualizada em 13/12/2022 07h38

Uma mulher foi mordida por uma cobra dentro de um carro na noite de ontem, em Montes Claros (MG). O réptil, uma serpente-olho-de-gato (Leptodeira anullata), de 30 centímetros de comprimento, estava escondida dentro de uma estrutura do ar condicionado do automóvel.

A corporação foi acionada por volta das 19h30, pelo marido da passageira. Os agentes desmontaram o painel e fizeram a captura da cobra no duto de saída do ar condicionado. Segundo os agentes, ela não apresentava ferimentos.

A passageira foi orientada a lavar o local com água e sabão, além de procurar atendimento hospitalar caso apresentasse alguma reação.

Os militares fizeram a soltura da cobra em uma área de preservação permanente.

Primeiramente, os bombeiros informaram que a cobra seria uma jiboia. No entanto, segundo o biólogo Christian Raboch, o réptil é uma serpente-olho-de-gato.

Apesar de a espécie ser peçonhenta, ela não apresenta grandes riscos para os humanos. "É uma espécie de dentição opistóglifa, a dentição que inocula [transmite] o veneno fica no fundo da boca, então demora alguns segundos para passar esse veneno", explica ele.

cobra - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Após o episódio a cobra foi solta em habitat natural
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Raboch ainda afirma que a recomendação de lavar o local da mordida com água e sabão deve ser seguida até mesmo para as cobras que não são peçonhentas. "Elas geralmente possuem algumas bactérias na boca porque elas se alimentam de outros animais então é necessário higienizar o local para não dar nenhuma infecção", orienta ele.