Topo

Esse conteúdo é antigo

Helicóptero com estrangeiros a bordo perde cauda em pouso forçado no RJ

Heloísa Barrense, Lorena Barros e Tatiana Campbell

Do UOL, em São Paulo

14/12/2022 12h04Atualizada em 14/12/2022 14h57

Um helicóptero perdeu a cauda ao atingir o solo durante um pouso de emergência no bairro do Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã de hoje. A aeronave era ocupada pelo piloto e mais por quatro passageiros — dois homens e duas mulheres, da Argentina e da França.

O piloto da aeronave, Leandro Monçores de Araújo, 43, foi atendido ainda no local e depois levado ao Hospital Lourenço Jorge, para onde foram encaminhados os quatro passageiros horas antes. Os francesses Franck Perrussel, 60, e Christello Perrussel, 60, estão passando por exames, e se encontram em quadro estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os argentinos Antônio Renzi, 25, e Rosaura Maria Belarga, 30, também foram atendidos na unidade. Rosaura inspira mais cuidados médicos e se encontra na sala vermelha da instituição.

Num primeiro momento, o Corpo de Bombeiros divulgou que a nacionalidade do casal francês seria norte-americana, o que foi corrigido no início desta tarde.

A aeronave estava realizando um pouso de emergência na Avenida das Américas, próximo ao heliponto utilizado pela empresa proprietária do helicóptero, a Heli-Rio, que promove voos panorâmicos na região e faz parte do grupo Helimar Helicóptero.

De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 10h50, o piloto teria percebido uma falha mecânica e decidiu fazer um pouso de emergência na região. O impacto acabou danificando a aeronave, que perdeu parte da cauda.

Agentes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos) já estão no local e devem conduzir investigação sobre o acidente.

A aeronave

aeronave - TV Record/Reprodução de vídeo - TV Record/Reprodução de vídeo
Queda de helicóptero foi registrada na manhã de hoje no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro
Imagem: TV Record/Reprodução de vídeo

Registrada sob a matrícula PP-MEU, o Eurocopter France, Modelo EC 120B, foi fabricado em 1999 e estava em situação regular. Ele está apto a realizar transporte privado de passageiros, inclusive noturnos, para a empresa HeliRio Táxi Aéreo Ltda.

Segundo ficha da Anac, o turboeixo em questão tem capacidade para transportar até quatro passageiros e um total de 1.715 kg.

*A reportagem está em atualização.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Num primeiro momento, o Corpo de Bombeiros divulgou que a nacionalidade do casal francês seria norte-americana, o que foi corrigido no início desta tarde.