Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo flagra rojão explodindo em mulher morta em réveillon em Praia Grande

Do UOL, em São Paulo

04/01/2023 12h35Atualizada em 04/01/2023 12h35

Um vídeo registrou o exato momento em que um rojão explodiu no corpo de uma mulher durante a comemoração pela chegada do Ano Novo em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

A vítima, de 38 anos, estava com a família na faixa de areia quando foi atingida pelo artefato, que ficou preso na sua roupa. O Samu foi chamado para atender à ocorrência, mas a mulher não resistiu às queimaduras e ao impacto da explosão, que a atingiu em cheio no peito.

As imagens gravadas por uma das testemunhas, obtidas pelo UOL, mostram a trajetória do rojão, lançado na faixa de areia, a poucos metros de onde estava a vítima. Em vez de ir para cima, o artefato mudou a trajetória e seguiu lateralmente em direção à areia, atingindo a mulher.

O lastro de faíscas do rojão afastou parte do grupo que a acompanhava. Apenas um homem, primo da vítima, permaneceu próximo à vítima, protegendo a própria cabeça com as mãos. Cerca de dois segundos depois, o artefato explodiu, ainda preso à vítima. O homem acabou ferido com queimaduras nas mãos.

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), policiais militares foram acionados para atender a ocorrência, na praia do bairro Nova Mirim.

"O local foi preservado e a perícia, acionada. O caso foi registrado como homicídio e lesão corporal culposa na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Praia Grande. O 1° DP da cidade está investigando o caso", concluiu comunicado do órgão.

"Nem deu tempo de ajudar"

Nas redes sociais, muitas pessoas aproveitaram notícias sobre o ocorrido para criticar o manuseio indiscriminado de fogos de artifício por pessoas inexperientes. Ao UOL, uma jovem, que comemorava o réveillon na praia da Nova Mirim com o namorado e pediu para não ser identificada, disse que a cena parecia saída de um filme de terror.

"A gente estava lá, curtindo, quando de repente, vimos essa moça começar a pular no lugar e gritar. Acho que nem deu tempo de ajudar, porque em poucos segundos veio a explosão. Foi horrível."

A PM apurou com testemunhas que muitas pessoas soltavam rojões sem autorização, na faixa de areia. Ainda não se sabe de onde partiu o rojão que atingiu a mulher que, segundo a corporação, deixa dois filhos, ainda crianças. Até o momento, o responsável pelos fogos, que não pertenciam à festa oficial de Praia Grande, ainda não foi identificado.