Topo

Esse conteúdo é antigo

Velório tem sanfoneiro e forró ao lado de caixão em adeus no PA: 'promessa'

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 17h09Atualizada em 11/01/2023 17h09

Uma apresentação de forró durante um velório virou assunto em Capitão Poço (PA). A cantoria foi um pedido de José Vieira, 83, que morreu na segunda-feira (9), deixando para o amigo Antônio Carlos, cantor e sanfoneiro em um grupo de forró, a responsabilidade de fazer sua despedida.

"Eles tinham uma relação de admiração e amizade", contou ao UOL a neta do falecido, Cristina, deixando claro que a família também estava a par da vontade do idoso, manifestada bem antes de sua morte. "Nós sabíamos que ele havia perguntando ao cantor se ele tinha coragem de tocar no seu velório".

No momento de dor, não lembramos, mas o Antônio, que já é amigo da família, mandou mensagem perguntando se aceitávamos que ele pagasse essa promessa. Todos concordamos, porque todos que conheceram meu avô sabiam da paixão que ele tinha por forró.
Cristina, neta de José

A amizade entre o idoso e o cantor começou há mais de 10 anos, quando o fã começou a frequentar os shows de Antônio no interior do Pará.

"Ele dançava a festa inteira", lembrou o sanfoneiro. "A gente toca um pé de serra, um forró mais tradicional; e ele falou que queria um pé de serra ao lado do caixão. Tocamos três forrós antigos", contou o músico em entrevista com o UOL.

Antônio afirma que nunca tinha recebido um pedido semelhante, mas respeitou a promessa feita, apresentando uma lista de músicas baseada nas canções favoritas do idoso ao longo de sua relação com o músico.

José Vieira morreu de causas naturais, segundo a família. Ele deixou 11 filhos, 10 deles com a mulher, Maria José, mais conhecida como dona Zeza.

Na verdade, nem foi um show, foi uma despedida para um amigo.