O que é vilipêndio a cadáver, crime pelo qual mestrando foi indiciado no PI
O mestrando Thiago Mayson, 28, que matou e estuprou a estudante Janaína Bezerra, 22, foi indiciado, entre outros crimes, por vilipêndio a cadáver. Este é um crime que demonstra desrespeito quando o corpo ou as cinzas de uma pessoa morta são tratados com desdém.
Previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro, a condenação por este crime pode resultar em punição de um a três anos de reclusão, e pagamento de multa.
O que é vilipendiar?
É ato de fazer com que alguém se sinta humilhado, menosprezado ou ofendido. Isso pode acontecer por meio de palavras, gestos ou ações.
O vilipêndio a cadáver pode ser praticado de várias formas, como o ocorrido no crime no Piauí. Outro exemplo foi registrado recentemente em Minas Gerais, onde a Polícia Civil investiga um caso no qual o caixão de criança foi furtado do cemitério de Alfenas, no Sul de Minas, e destruído pelas ruas.
No caso da UFPI, Thiago Mayson repetiu o ato de violência sexual quando a vítima já estava morta, conforme esclareceu o inquérito da Polícia Civil do Piauí. O crime ocorreu há cerca de dez dias, dentro do prédio da Universidade Federal do Piauí, durante um evento conhecido como "calourada".
Thiago também foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, estupro e fraude processual. Segundo a delegada do DHPP Nathália Figueiredo, Thiago filmou parte da ação, quando ele e a vítima estavam sujos de sangue.
O laudo do IML constata a violência sexual. Houve o crime de estupro, a vítima foi submetida a violência física e psicológica. A causa morte foi a luxação cervical que ela sofreu no ato sexual. Ele também praticou relação sexual com ela sem vida.
Nathália Figueiredo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.