Topo

Esse conteúdo é antigo

Ouvidoria pede afastamento de PMs que mataram assaltante em SP; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

12/02/2023 04h00

A Ouvidoria da Polícia de SP solicitou o afastamento imediato dos PMs que atiraram e mataram um assaltante para interromper um roubo na sexta-feira (10) na zona sul de São Paulo. A ação foi registrada em vídeos compartilhados nas redes sociais.

A entidade abriu procedimento para acompanhar as investigações da Polícia Civil e da Corregedoria da PM. Os investigadores pediram imagens das câmeras nas fardas dos agentes da Rota, a tropa de elite da PM, e aguardam pelo laudo pericial.

Os envolvidos na ação devem prestar depoimento nos próximos dias. Eles desceram de uma viatura atirando contra dois assaltantes, que rendiam um casal em uma moto.

Luiz Fernando Alves de Jesus, 20, morreu após ser atingido. Uma mulher de 31 anos que passava pelo local se feriu ao ser atingida por estilhaços, mas foi socorrida e liberada após atendimento médico.

Um adolescente de 16 anos foi apreendido sem ferimentos com o celular de uma das vítimas do roubo, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Chamou a atenção o fato de os PMs terem se recusado a dar declarações à Polícia Civil. Isso é um indício de falta de transparência da corporação.
Rafael Alcadipani, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) entende que a investigação precisa avaliar se havia a necessidade de atirar, citando o caso da mulher que se feriu na ação. "Não é razoável você estar andando na rua e se ferir com estilhaços de bala."

Segundo a SSP, os policiais disseram ter atirado porque o suspeito teria apontado a arma na direção deles, que se aproximaram do local do roubo em uma viatura. Mas as imagens mostram o assaltante baleado correndo para fugir após a chegada dos PMs.

No vídeo, é possível ver um dos policiais atirando uma vez no suspeito já caído na calçada, a cerca de 20 m do local do assalto. Os agentes da Rota apreenderam uma pistola com o suspeito morto, segundo a ocorrência. As armas usadas na ação também foram apreendidas, de acordo com a SSP.

O caso foi registrado como roubo de veículo, morte decorrente de intervenção policial, lesão corporal decorrente de intervenção policial e apreensão de adolescente.