Topo

Esse conteúdo é antigo

São Sebastião: Moradores passam bebê de mãos em mãos em resgate

Do UOL, em São Paulo

19/02/2023 21h28

Moradores de São Sebastião (SP) se mobilizaram hoje e fizeram fila indiana para retirar crianças que ficaram no meio da lama, provocada pelas fortes chuvas que atingem a região.

Em um vídeo publicado pelo prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), é possível ver as pessoas passando de mãos em mãos um bebê e uma criança que estavam em área afetada por rio de lama.

As fortes chuvas no litoral norte de São Paulo deixaram ao menos 24 mortos. O número deve aumentar. Segundo o Instituto Verdescola, 50 pessoas estão desaparecidas.

Com ruas cheias de lama, estradas interditadas, abastecimento de água comprometido e moradores ilhados, ainda não é possível saber o tamanho exato da tragédia provocada pelo temporal que atinge o litoral norte de São Paulo.

Bertioga e São Sebastião receberam em torno de 400 milímetros de chuva em oito horas, segundo a Metsul. Só entre 0h e 1h, São Sebastião recebeu 100 milímetros de chuva. A previsão para fevereiro inteiro em municípios como Ilhabela e São Sebastião é de 303 mm. Em Bertioga, a precipitação total em 24h foi de 683mm —a cidade cancelou o Carnaval em regiões como Chácaras e Boraceia.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-SP), decretou o estado de calamidade pública por 180 dias em seis cidades atingidas pelas chuvas.

São elas:

  • São Sebastião
  • Caraguatatuba
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Guarujá
  • Bertioga

Tarcísio disse que irá liberar R$ 7 milhões para a região; já Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, informou que o governo Lula irá liberar outros R$ 2 milhões.

Para ajudar, prefeituras e ONGs oferecem meios seguros de enviar donativos e dinheiro. Veja algumas delas abaixo

São Sebastião
1- Prefeitura de São Sebastião
Locais de arrecadação: Fundo Social da prefeitura, na rua Capitão Luiz Soares, 33, centro, e unidades regionais (veja a lista aqui). Mais informações: (12) 3892-4991

2- Instituto Verdescola
O Instituto Verdescola recebe doações na Avenida Marginal, 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião. Se preferir enviar dinheiro, o Pix é verdescola@verdescola.org.br. Mais informações: (12) 3863-7130 e 3863-7366

Caraguatatuba
3- Prefeitura
O Fundo Social de Caraguatatuba arrecada doações como material de limpeza, higiene, água potável e roupas masculinas, femininas e infantis e de cama e banho. "Os itens de limpeza com mais necessidade são saco de lixo 60 litros, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde 10 litros e de higiene são pasta e escova de dente e sabonete", informou a prefeitura.
Locais de arrecadação: Por enquanto, as doações serão recebidas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações: (12) 3897-5656

Ilhabela
4- Prefeitura
Em comunicado, a prefeitura disse que precisa de doações para atender moradores da costa sul da ilha e perderem seus pertences. "Estamos aceitando doações de colchões, mantas, fogão, artigos de
higiene e limpeza".
Local de arrecadação: Fundo social de Ilhabela, na rua Guaiamu, 56, Perequê. Mais informações: (11) 9-9932-7150.