Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Chuva na Baixada Santista fecha porto e deixa carros de luxo à deriva

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

19/02/2023 20h10

As fortes chuvas que assolaram o litoral de São Paulo desde ontem também fizeram estragos e deixaram prejuízos na Baixada Santista. Em Santos, o maior porto da América Latina permaneceu fechado desde a tarde de ontem. Em Guarujá, carros de luxo ficaram boiando nas ruas do Condomínio Acapulco, bairro nobre da cidade.

O fechamento do porto de Santos impediu a saída dos navios de cruzeiro Costa Favolosa e o MSC Seashore, programadas para ontem. As embarcações só puderam deixar o cais hoje, por volta das 11 horas, com a retomada das atividades. Segundo a Capitania dos Portos, o temporal teve rajadas de vento que ultrapassaram os 55 km/h.

Ainda segundo informações da Capitania dos Portos, dois navios ainda aguardavam pela manhã a liberação das atividades portuárias. O MSC Fantasia e o Costa Firenze, com escalas programadas para a manhã de hoje, só puderam atracar no terminal marítimo após as 15 horas.

Em Guarujá, segundo a Defesa Civil de São Paulo, o acumulado de chuvas até as 11h era de 395 milímetros, o que causou alagamentos em diversos pontos da cidade.

Diversos vídeos publicados nas redes mostram carros de luxo, entre eles uma Mercedes, um Hyundai e uma BMW, boiando como barcos nas ruas do Jardim Acapulco.

Em um dos vídeos, é possível ver a portaria do condomínio tomada pela água, isolando os moradores e turistas. O Jardim Acapulco é conhecido por abrigar propriedades de gente famosa, como os jogadores Neymar e Robinho e os apresentadores Datena e Milton Neves.

O publicitário Paulo de Freitas, 59, e a esposa se prepararam a semana toda para passar o feriado na casa de amigos, no condomínio. Ele disse ao UOL que a situação ficou insustentável, que o nível da água chegou aos portões dos imóveis e há várias garagens inundadas.

"Sabíamos que choveria, mas nunca pensamos em algo assim. Nunca vi uma chuva como essa aqui no Guarujá", afirmou. "Ela era forte e intermitente. A piscina da casa em que estamos hospedados transbordou. Por sorte, o abrigo para carros do imóvel fica numa área um pouco mais elevada, senão meu carro estaria boiando", disse.

Em Bertioga, houve chuva recorde. Em apenas 15 horas foram registrados mais de 650 milímetros de chuva, o que ocasionou alagamentos e danos em diversos pontos da cidade. É o maior índice pluviométrico registrado no município nos últimos anos. A Defesa Civil da cidade declarou estado de emergência.

Em Santos, foram registrados diversos pontos de alagamento, principalmente na zona noroeste da cidade. Na orla da praia, a Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, foi interditada pela Capitania dos Portos. O tradicional ponto de embarque para as catraias que fazem a travessia até Vicente de Carvalho foi invadido pela alta da maré.

Uma escuna de passeio atracada à ponte acabou se soltando e, após um tempo à deriva, naufragou. Um vídeo feito por um usuário do serviço de travessia, e publicado pelo jornal local A Tribuna, mostra o momento em que uma onda forte atinge a estrutura da ponte.

Pista de skate vira 'piscinão'

Conhecido ponto de skatistas da cidade, a pista de skate da Praça Palmares, no Embaré, teve que ser interditada hoje, depois que o local passou a ser utilizado como um 'piscinão' por jovens que moram no bairro. Para retirar a água, foi necessário o auxílio de um caminhão-bomba e apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que fez a segurança do local.

Apesar do registro de alagamentos e queda de árvores, a maior preocupação das autoridades do município é com os morros. Foram registrados, até o momento, deslizamentos de terra de pequeno porte na Rua 6, no Morro do Pacheco, e de médio porte na Rua Romeu Acceturi, no Marapé.

O secretário de Prefeituras Regionais, Thiago Leal, esteve nos pontos avaliando os estragos junto ao coordenador técnico Leandro Campos e das equipes da Defesa Civil.

"Fizemos ali dois muros de contenção, para estabilidade, direcionamos as águas corretamente por meio de obras de drenagem e realizamos a impermeabilização de todo o talude. Isso ajudou para que o estrago não fosse maior", declarou o prefeito regional dos Morros, Leandro Vasconcelos, a respeito de obras de contenção realizadas pela prefeitura em 2019.