Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas intensas seguirão no litoral de SP; Defesa Civil emite alerta

Registro feito na praia de Barra do Sahy, em São Sebastião, nesta terça-feira (21); Mais de 40 pessoas morreram no município e previsão é de que continue a chover no local - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Registro feito na praia de Barra do Sahy, em São Sebastião, nesta terça-feira (21); Mais de 40 pessoas morreram no município e previsão é de que continue a chover no local Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

22/02/2023 08h53Atualizada em 22/02/2023 09h47

Uma nova frente fria deve trazer mais chuva para o litoral Norte de São Paulo na tarde de hoje. Os volumes previstos pelo Governo do Estado não se aproximam dos 600 milímetros registrados no fim de semana, mas, ainda assim, fizeram a Defesa Civil emitir um alerta.

  • São Sebastião deve ter 30 milímetros de precipitações nas próximas horas. O município foi o mais atingido pelas chuvas, com 47 mortos até a manhã de hoje;
  • Ubatuba tem previsão de 25 milímetros, assim como Ilhabela e Caraguatatuba.

Segundo o órgão, o alerta vale principalmente para a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba. "As áreas já afetadas com as chuvas dos últimos dias correm o risco de novos temporais", afirmou Luana Gonçalves, coordenadora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.

O município do Guarujá é o que tem a maior projeção de chuvas no litoral na manhã de hoje, com 40 milímetros. Em Bertioga, a previsão é de 35 milímetros.

Segundo o Governo de São Paulo, o solo encharcado deixou áreas instáveis e novas chuvas, mesmo que em menor quantidade, podem causar novos incidentes.

"Algum talude, que por um pequeno volume de água pode ceder e causar algum grau de abatimento", afirmou o coordenador de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Coronel Hengel, em vídeo publicado nas redes sociais.

O abastecimento de água na região, suspenso após as chuvas, foi totalmente restabelecido, segundo a Sabesp.

Mortes

Até o momento, 48 mortes foram confirmadas pelo Governo do Estado e 26 corpos foram identificados: 10 são de homens adultos, nove de mulheres adultas e sete de crianças. Em todo o Estado, há 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

Na Grande São Paulo, um deslizamento de terra registrado no Jardim Zaíra atingiu uma casa e matou uma pessoa.