Governo de São Paulo pede que turistas não viajem para litoral norte
O governo de São Paulo orientou hoje que turistas não viajem para o litoral norte do estado neste fim de semana, após fortes chuvas causarem tragédia: são ao menos 50 mortos e mais de 4 mil desabrigados ou desalojados.
O objetivo é evitar sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região.
Governo de São Paulo
Além disso, a Polícia Militar reforçou que as estradas mais livres facilitam o trabalho de veículos de socorro e resgate.
Hoje mais cedo, a prefeitura de São Sebastião publicou um vídeo que mostra turistas em uma praia. "Vamos ter empatia! Vamos ter solidariedade! Não é o momento para os turistas visitarem São Sebastião".
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou hoje que o disparo de SMS's de alerta para as fortes chuvas que atingiram o litoral norte não tiveram a efetividade esperada. Assim, ele apresentou novas possíveis medidas:
- Sirenes são pensadas nessa nova estratégia do governo, mas dependência do sistema é alvo de críticas de especialistas;
- Novos radares meteorológicos nas zonas de risco;
- Capacitação dos municípios para adaptação e resiliência climática; o tema foi tratado pelo governador em encontro com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
- Treinamento da Defesa Civil e de primeiros socorros nas escolas, a fim de instaurar, a partir de crianças e jovens, uma conscientização sobre planos de fuga;
- Multas para estabelecimentos que cobrarem preços abusivos por água, comida e outros suprimentos após tragédias ambientais;
- Repressão a falsos sites de doação para afetados pelas chuvas;
- Realização de obras estruturais nas rodovias, como muros de contenção e outras medidas nos morros;
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.