Topo

'Desesperador': Cliente relata tensão antes de teto de shopping cair em SP

Do UOL, em Osasco (SP)

08/03/2023 18h27Atualizada em 08/03/2023 18h29

Antes de parte do teto desabar na tarde de hoje, no Osasco Plaza Shopping, no Centro de Osasco, na Grande São Paulo, "muita água" começou a cair da parte superior do prédio na praça de alimentação e nas lojas. O relato é da autônoma Jamille Arruda, 36, que almoçava no local com o marido, Roselito Queiroz, 50.

O próprio pessoal que estava dentro do shopping percebeu que estava caindo água. Ai a estrutura do teto, na lateral, começou a cair. Foi tudo muito rápido. Só depois que eles foram interditar.
Jamille Arruda, 36, testemunha

Segundo a cliente, funcionários afirmaram que o vazamento já acontecia anteriormente e que havia começado pelo cinema.

"Quando caiu a primeira estrutura, foi um barulho forte. Os carros caíram do estacionamento lá embaixo", relata Jamille.

Achei estranho porque não estava chovendo para ter esse vazamento (...) Foi uma loucura, foi triste, foi desesperador. Eu corri com o barulho, foi um pânico".

Segundo Douglas Tavares Silva, operador de painel do shopping, a água saiu de um cano, que estourou na parte superior, causando a infiltração. "Vai ficar interditado até a Defesa Civil avaliar. Graças a Deus não tem feridos".

O Corpo de Bombeiros de São Paulo atua no local, mas ainda não confirmou se o desabamento resultou em feridos.

Assim que o teto desabou, o shopping foi interditado pela prefeitura. Algumas vias de acesso ao local também foram fechadas, como a rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, que centralizou os carros e ambulância do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil de Osasco.

8.mar.2023 - Vias de acesso ao Osasco Plaza Shopping foram fechadas - Caê Vasconcelos/UOL - Caê Vasconcelos/UOL
8.mar.2023 - Vias de acesso ao Osasco Plaza Shopping foram fechadas
Imagem: Caê Vasconcelos/UOL

Entenda o caso:

  • O desabamento ocorreu no Osasco Plaza Shopping, localizado na região metropolitana de São Paulo, início da tarde de hoje.
  • Segundo o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento do teto (onde ficava o estacionamento) atingiu um corredor lateral. Com a queda, vieram abaixo também veículos e estilhaços atingiram a praça de alimentação; também houve rompimento da tubulação de água.
  • O local foi isolado minutos antes em razão de um gotejamento.
  • A corporação informou não saber se há vítimas e afirmou que está fazendo a checagem das imagens das câmeras de segurança para verificar se algum cliente passava na área no momento do desabamento.
  • Oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para atender a ocorrência.

Prefeitura interdita shopping por tempo indeterminado. O fechamento total do estabelecimento comercial foi anunciada pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), no Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

De acordo com o prefeito, apesar de o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do shopping estar em dia e é válido até julho de 2024, "o alvará está cassado até que o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), Polícia Científica e todos esses órgãos vejam se há segurança para voltar o funcionamento"

A gente não tem o compromisso com o erro. A segurança das pessoas está em primeiro lugar."
Rogério Lins, prefeito de Osasco