Topo

Shopping em Osasco: 'Tive medo de minha filha ser pisoteada'

Camila Corsini

Do UOL, em São Paulo

08/03/2023 17h29

O que era para ser apenas um tempo de distração no shopping se transformou em um momento de terror para a dona de casa Mafalda Matos, que estava no Osasco Plaza com a filha de 11 anos na tarde de hoje.

O teto do shopping desabou e vieram abaixo carros estacionados no local.

"De repente, ouvi um barulho, como se fosse uma explosão, e vi muita gente correndo. Peguei a minha filha pelo braço e saímos correndo também", relatou ao UOL.

Naquele momento, a percepção era de que tinha acontecido apenas uma explosão.

"[Tinha] muita gente chorando, tive medo de a minha filha soltar a minha mão e ser pisoteada", completa.

Mãe e filha são moradoras do bairro Munhoz Junior, em Osasco, e resolveram passar no shopping no horário do almoço, já que tinham uma consulta em Moema, na capital paulista, à tarde.

"Não daria tempo de ir em casa e voltar. Decidi almoçar no shopping e esperar meu marido por lá."

O combinado era se encontrarem às 14h30, mesmo horário em que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento aconteceu.

Depois da refeição, elas passearam por uma loja de roupas. Por volta das 14 horas, estavam em um quiosque de sorvete bem próximo à praça de alimentação. "Fiquei uns 10 minutos conversando com o atendente e estava tudo normal."

Osasco - Reprodução/TV Record - Reprodução/TV Record
Imagem aérea mostrou ao menos dois carros que caíram no desabamento no Osasco Plaza Shopping
Imagem: Reprodução/TV Record

Logo em seguida, elas ouviram o barulho do acidente.

"Depois que todo mundo saiu correndo de dentro, pensamos que o shopping inteiro ia desabar. E aí foi outra correria, sentido estação de Osasco [da CPTM]", contou. Em seguida, o marido dela chegou e os três foram embora de carro.

Em 1996, quando aconteceu um desabamento no mesmo shopping, Mafalda não morava em Osasco. Mas, depois, ao trabalhar na lotérica dentro do estabelecimento, ouviu várias histórias de clientes que moram na cidade há mais tempo.

"Esse mesmo lugar já explodiu uma vez e tinha muita gente", comentou. Para ela, escapar do acidente hoje foi um "livramento".

O que aconteceu

  • Segundo o Capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento do teto (onde ficava o estacionamento) atingiu um corredor lateral. Com a queda, vieram abaixo cinco veículos e estilhaços atingiram a praça de alimentação. Também houve rompimento da tubulação de água.
  • A prefeitura de Osasco disse que seguranças isolaram o local após visualizarem uma fissura na laje do corredor principal, que provocou o rompimento de uma rede de água.
  • A corporação informou não saber se há vítimas e afirmou que está fazendo a checagem das imagens das câmeras de segurança para verificar se algum cliente passava na área no momento do desabamento.
  • De acordo com o Capitão Elias, aparentemente dois pavimentos foram afetados.