Quem são os Ninjas do PCC que criaram a 'Biqueira do Bilhão'
O Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha, em Tremembé, interior de São Paulo, é conhecido pela atuação dos Ninjas do PCC. Não à toa, o local é chamado de "Biqueira do Bilhão", de acordo com depoimento de André Luiz Matera Costilhas, delegado de polícia.
A operação da Polícia recebeu o nome "Ninjas" e apreendeu mais de 2 kg maconha, 618 gramas de cocaína, 64 telefones celulares, diversos carregadores e baterias para celulares e diversas anotações referentes à contabilidade e cadastro do PCC.
Afinal, quem são os Ninjas do PCC?
Segundo conversas de membros da facção as quais a polícia teve acesso, eles são divididos em dois grupos:
- Ninjas externos - pessoas responsáveis do lado de fora do presídio pela introdução das drogas no interior dele, arremessando-a, embalada em bexiga, para o lado de dentro. Eles receberiam até R$ 4,5 mil pela ação.
- Ninjas internos - responsáveis por resgatar a bolsa contendo as drogas. Eles fazem a distribuição e venda das drogas dentro do pavilhão. Esses ganhariam R$ 500.
A iniciativa da facção foi uma forma de driblar a prisão de um agente penitenciário que antes recebia as drogas por Sedex e fazia a distribuição dentro da unidade.
Como eram os arremessos?
Também eram divididos em duas formas:
- as drogas eram colocadas em uma bolsa, o ninja externo pulava o muro do presídio e deixava a bolsa dentro, o ninja interno resgatava a bolsa, corria para o pavilhão, passava para outro detento também ninja interno e este era responsável por escondê-las.
- a droga era dividida em quatorze pedaços, os ninjas externos jogavam por cima do muro e os detentos do lado de dentro pegavam e escondiam.
Pagamento dos ninjas
Segundo depoimentos, os membros do PCC fazem um consórcio para realizar o pagamento dos ninjas e o valor pode variar de acordo com a quantidade de droga arremessada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.