Topo

OPINIÃO

Josias: Deslizamento no AM é tragédia por excesso de descaso de autoridades

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/03/2023 08h46

O desabamento de um barranco causou a morte de pelo menos oito pessoas em Manaus, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. No UOL News desta segunda, Josias de Souza criticou o descaso das autoridades em mais uma tragédia. Para o colunista, faltam ações públicas eficientes na prevenção de desastres, enquanto os governantes preferem culpar as forças da natureza por desastres deste tipo.

A prefeitura soltou uma nota atribuindo a tragédia às chuvas. Ou as autoridades eleitas modificam o discurso e, sobretudo, a prática dos seus governos, ou as cidades brasileiras vão continuar convivendo com essas áreas de risco e flertando com as tragédias de verão. Essas áreas de risco se tornaram cemitérios hipertrofiados, onde os brasileiros pobres flertam com a morte, que chega em conta-gotas sempre com intenso temporal. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias apontou a inércia das autoridades como principal causa de tantos dramas a cada verão. O colunista cobrou atitudes para que novas tragédias sejam evitadas, com atenção especial para quem mora em áreas de risco.

A realidade se mantém e se agrava, porque a natureza cobra em vidas a irresponsabilidade ambiental. É preciso modificar esse enredo, que não pode mais se manter nesse diapasão. Tragédia após tragédia, as autoridades atribuem o flagelo ao excesso de águas e não ao excesso de descaso. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias: Bento Albuquerque é a mula no escândalo das joias de Bolsonaro

Josias de Souza falou sobre a expectativa em torno do depoimento de Bento Albuquerque à Polícia Federal sobre o escândalo das joias. O colunista contou que o ex-ministro deve mudar a versão de que as joias eram um presente para Michelle Bolsonaro e que ele estaria disposto a tentar amenizar o envolvimento de Jair Bolsonaro e sua esposa no caso.

O primeiro depoimento do Bento Albuquerque é muito importante. Ele é a 'mula' nesse escândalo por trazer os supostos presentes. O caso é de um escracho tão grande que todos que o observam suspeita que aquilo era uma propina, um suborno. O ministro estaria disposto a modificar aquela primeira versão e não vai implicar a primeira-dama e aliviar a situação do próprio Bolsonaro. Josias de Souza, colunista do UOL

Janaina: Bolsonaro ficar no exterior em meio a caso de joias não é prudente

A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) considerou prudente o retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil. Para a parlamentar, a permanência do ex-presidente nos Estados Unidos tem causado desconforto em seus apoiadores em meio às investigações sobre o escândalo das joias.

O fato de ele não voltar não justifica um pedido de prisão. A depender do que esta investigação apurar e do comportamento do ex-presidente, pode haver um desenrolar. Não acho prudente ele seguir no exterior. É algo que tem causado constrangimento em seus apoiadores. À medida em que surge esta situação, que precisa ser esclarecida, seria prudente que ele retornasse. Janaina Paschoal, deputada estadual (PRTB-SP)

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: