Topo

Deslizamento de terra atinge casas e deixa pelo menos 8 mortos em Manaus

Do UOL, em São Paulo

13/03/2023 07h26Atualizada em 13/03/2023 12h44

Um deslizamento de terra atingiu 11 casas no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, na madrugada de hoje. Até o momento, foram encontrados oito corpos.

O que aconteceu?

  • O deslizamento de terra aconteceu após fortes chuvas no domingo (12). Foram 96 milímetros de chuva na zona leste de Manaus, um volume acima da média.
  • As 11 casas atingidas ficavam na parte debaixo de um barranco que desmoronou, explicou a Prefeitura de Manaus. A tragédia aconteceu na rua Pingo D'Água.
  • Os corpos encontrados são de quatro crianças e quatro adultos. Quatro vítimas pertencem a mesma família, informou a prefeitura.
  • Três pessoas foram resgatadas dos escombros com vida, informou o Corpo de Bombeiros.
  • A Prefeitura de Manaus decretou estado de calamidade pública por causa das chuvas. A medida facilita o repasse de recursos federais.
  • O prefeito David Almeida (Avante) diz que trabalha para evacuar a área e retirar moradores do local. Há previsão de mais chuva em Manaus.

Os Bombeiros dizem que não há mais notificação de desaparecidos, mas os trabalhos de busca continuam até a retirada do barro e demais materiais.

Tiramos todas as famílias, estamos pagando auxílio-aluguel. Uma das minhas pautas com o presidente Lula é moradia. Temos todas as famílias mapeadas, tenho algumas áreas que já podem ser construídas casas. Estamos precisando desse aporte de recursos.
Prefeito David Almeida conversa com jornalistas no bairro Jorge Teixeira

13.mar.23 - Moradores do bairro Jorge Teixeira carregam móveis pesados, como geladeiras e máquinas de lavar, antes de deixar área de risco - Prefeitura de Manaus/Divulgação - Prefeitura de Manaus/Divulgação
13.mar.23 - Moradores do bairro Jorge Teixeira carregam móveis pesados, como geladeiras e máquinas de lavar, antes de deixar área de risco
Imagem: Prefeitura de Manaus/Divulgação

No Twitter, o ministro Waldez Góes (Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional) afirmou que está em contato autoridades locais para alinhar o decreto de estado de emergência, a rápida liberação de recursos e o envio de equipes da Defesa Civil.

David Almeida e o presidente Lula (PT) se encontram amanhã. "Nós temos mais de mil áreas como essa [Jorge Teixeira]. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Agora, buscamos mais investimentos para investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas", afirmou Almeida.

Além do prefeito, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), também está no local do deslizamento. Ele informou que hospitais da rede estadual estão de prontidão para receber os feridos.

13.mar.23 - Bombeiros e voluntários trabalham de madrugada para resgatar soterrados após deslizamento de terra no Jorge Teixeira - Prefeitura de Manaus/Divulgação - Prefeitura de Manaus/Divulgação
13.mar.23 - Bombeiros e voluntários trabalham de madrugada para resgatar soterrados após deslizamento de terra no Jorge Teixeira
Imagem: Prefeitura de Manaus/Divulgação

13.mar.23 - Casas foram soterradas pela lama após deslizamento de terra no Jorge Teixeira, em Manaus - Prefeitura de Manaus/Divulgação - Prefeitura de Manaus/Divulgação
13.mar.23 - Casas foram soterradas pela lama após deslizamento de terra no Jorge Teixeira, em Manaus
Imagem: Prefeitura de Manaus/Divulgação