Deslizamento de terra atinge casas e deixa pelo menos 8 mortos em Manaus
Um deslizamento de terra atingiu 11 casas no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, na madrugada de hoje. Até o momento, foram encontrados oito corpos.
O que aconteceu?
- O deslizamento de terra aconteceu após fortes chuvas no domingo (12). Foram 96 milímetros de chuva na zona leste de Manaus, um volume acima da média.
- As 11 casas atingidas ficavam na parte debaixo de um barranco que desmoronou, explicou a Prefeitura de Manaus. A tragédia aconteceu na rua Pingo D'Água.
- Os corpos encontrados são de quatro crianças e quatro adultos. Quatro vítimas pertencem a mesma família, informou a prefeitura.
- Três pessoas foram resgatadas dos escombros com vida, informou o Corpo de Bombeiros.
- A Prefeitura de Manaus decretou estado de calamidade pública por causa das chuvas. A medida facilita o repasse de recursos federais.
- O prefeito David Almeida (Avante) diz que trabalha para evacuar a área e retirar moradores do local. Há previsão de mais chuva em Manaus.
Os Bombeiros dizem que não há mais notificação de desaparecidos, mas os trabalhos de busca continuam até a retirada do barro e demais materiais.
Tiramos todas as famílias, estamos pagando auxílio-aluguel. Uma das minhas pautas com o presidente Lula é moradia. Temos todas as famílias mapeadas, tenho algumas áreas que já podem ser construídas casas. Estamos precisando desse aporte de recursos.
Prefeito David Almeida conversa com jornalistas no bairro Jorge Teixeira
No Twitter, o ministro Waldez Góes (Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional) afirmou que está em contato autoridades locais para alinhar o decreto de estado de emergência, a rápida liberação de recursos e o envio de equipes da Defesa Civil.
David Almeida e o presidente Lula (PT) se encontram amanhã. "Nós temos mais de mil áreas como essa [Jorge Teixeira]. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Agora, buscamos mais investimentos para investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas", afirmou Almeida.
Além do prefeito, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), também está no local do deslizamento. Ele informou que hospitais da rede estadual estão de prontidão para receber os feridos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.