Topo

Enfermeira aplica por engano laxante na veia de paciente em hospital de MG

Hospital Municipal de Paracatu, em Minas Gerais, onde enfermeira aplicou por engano laxante na veia de um paciente - Google Street View/Reprodução
Hospital Municipal de Paracatu, em Minas Gerais, onde enfermeira aplicou por engano laxante na veia de um paciente Imagem: Google Street View/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/03/2023 10h42Atualizada em 16/03/2023 10h42

Uma enfermeira foi afastada do Hospital Municipal de Paracatu (MG) após aplicar por engano laxante na veia de um paciente na noite de terça-feira (14).

O que aconteceu?

  • A enfermeira aplicou por engano alguns mililitros de laxante na veia do paciente. A coordenação do hospital e o Centro de Toxicologia foram acionados logo após o erro.
  • O paciente foi monitorado por 24 horas, mas não apresentou nenhum efeito adverso. Os efeitos do laxante na veia podem variar de acordo com a dosagem e a saúde geral do paciente.
  • Há previsão de que ele receba alta hospitalar ainda hoje.
  • Um processo administrativo foi aberto para investigar a responsabilidade pelo erro e adotar as medidas adequadas. A superintendência do hospital diz que a profissional tem 15 anos de serviço e "uma conduta ilibada".

É crucial que as instituições de saúde garantam a segurança dos pacientes, e a aplicação incorreta de medicamentos pode ter sérias consequências para a saúde dos mesmos. Portanto, a apuração dos fatos e a implementação de medidas para prevenir erros similares no futuro são essenciais.
Comunicado da superintendência do Hospital Municipal de Paracatu