Topo

Elevador com 11 pessoas cai um andar em Maceió; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

20/03/2023 11h25Atualizada em 20/03/2023 17h05

Um elevador com excesso de pessoas em um prédio de Maceió caiu um andar no domingo (19), e uma câmera de segurança flagrou o momento.

O que aconteceu:

  • As imagens mostram o elevador lotando ao parar em um andar, e, pouco tempo depois, há um solavanco. Segundo o síndico do prédio, Leonardo Pereira, esse "baque" ocorreu porque o elevador tocou uma mola de segurança localizada no fundo do fosso.
  • A queda foi de 1 andar -- do térreo do prédio até o subsolo; as pessoas entraram no 13º, mas o elevador não abriu a porta ao chegar no andar térreo. O síndico afirmou que isso ocorreu porque o elevador entrou "num processo de reinício até o subsolo para fazer a recalibragem".
  • A capacidade máxima do elevador estava excedida: ele tinha 11 pessoas, mas o limite era de 8.
  • Os bombeiros foram acionados, mas a ida até o local foi suspensa após um dos moradores afirmar que todos tinham conseguido sair do elevador com a ajuda de outros moradores do condomínio; as pessoas ficaram presas por 9 minutos.
  • Não há informações de feridos.

Ao UOL a TK Elevator afirmou que o elevador foi projetado para uma capacidade de transporte de oito passageiros ou 600 kg. De acordo com a empresa, "como esse limite foi excedido, as distâncias de desaceleração não puderam ser obedecidas, permitindo que a cabina acionasse o sistema de para-choques, preparados para essa finalidade."

O UOL também entrou em contato com a administradora do condomínio, localizado no bairro de Mangabeiras.

Prédio irá contratar perícia para avaliar elevador

O síndico afirmou que a TK Elevator enviou um técnico, mas que uma perícia independente será realizada para avaliar o dispositivo de segurança do elevador.

"A gente não minimiza o susto das pessoas, mas foi mais um susto", afirmou ao ser questionado sobre pessoas feridas pelo solavanco.

"Os moradores entraram no 13º andar com destino ao térreo. Quando o elevador chegou ao térreo, deu a parada, mas não abriu a porta e entrou num processo de reinício até o subsolo para fazer a recalibragem. As pessoas podem ter se apavorado, e então forçaram a abertura da porta", explicou.