Topo

Escola é fechada após ataque e morte de professora; estado decreta luto

Escola Estadual Thomázia Monteiro permanecerá fechada nesta terça-feira, segundo o secretário de Educação  - Herculano Barreto Filho/UOL
Escola Estadual Thomázia Monteiro permanecerá fechada nesta terça-feira, segundo o secretário de Educação Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/03/2023 11h04

A escola na qual uma professora morreu após ser atacada a facadas na manhã de hoje na zona oeste de São Paulo foi fechada temporariamente.

O que aconteceu?

  • A Escola Estadual Thomazia Montoro não funcionará amanhã. A informação foi dada secretário estadual de educação Renato Feder;
  • O estado vai decretar luto de três dias pela morte da professora Elizabeth Tenreiro. Ela tinha 71 anos;
  • Não há até o momento uma definição sobre quando a escola será reaberta.

A escola não abre amanhã. A gente vai conversar com as professoras um pouco, talvez ver uma abertura gradual.
Renato Feder, secretário de Educação de São Paulo

Além da morte de Elizabeth Tenreiro, 71, outras três docentes ficaram feridas. Elas não correm risco de morte, segundo o secretário da Educação.

Uma professora de Educação Física conseguiu imobilizar o estudante até a chegada da polícia e outra tirou a faca da mão dele.

Mapa ataque Escola Estadual Thomazia Montoro - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas, que está em agenda oficial na Europa, lamentou o ocorrido.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também falou sobre o assunto nas redes sociais e manifestou solidariedade às vítinas.

Manifesto minha solidariedade aos familiares e amigos dos professores e estudantes feridos no ataque, colocando o MEC à disposição da Secretaria de Educação e do Governo do Estado para colaborar no que for possível.
Camilo Santana, ministro da Educação, em publicação nas redes sociais