Topo

Esse conteúdo é antigo

Direitos Humanos: SP teve mais denúncias de suspeita de ataques em escola

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2023 12h35

O ouvidor nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Bruno Renato Teixeira, contou no UOL Entrevista que São Paulo se "destaca" na quantidade de denúncias de suspeitas de ataques em escolas.

A gente está fazendo esse levantamento. Obviamente, São Paulo se destaca, até pelo número da população, como o maior de denúncias recebidas".

Além disso, ele detalhou que o Disque 100 teve uma mudança no volume de chamadas nos últimos dias: haviam, predominantemente, denúncias de violência contra crianças, adolescentes, população idosa e pessoas com deficiência, mas, agora, as ligações para denunciar suspeitas de ataques em escolas ganharam espaço.

O cotidiano da central apontava para um movimento contínuo de tipos de ligação muito forte na questão da criança e adolescente com histórico de abuso sexual, trabalho infantil, agressões e violência. Esse era um fluxo que era recebido pela central, mas, nos últimos dias, esse número se altera com um número muito grande de informações [denúncias de ataques]".

Como denunciar

Foi criado um canal de denúncias dentro da Operação Escola Segura, no início de abril, em parceria com a Safernet. Elas podem ser feitas por meio da página Escola Segura.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania deixou o número de WhatsApp (61) 99611-0100 exclusivo para denunciar ataques ou ameaças a escolas.

Ele pode ser acionado por meio de mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos de vídeo.

As denúncias podem ser anônimas e são encaminhadas com urgência às forças de segurança.

Outras formas de denunciar

Também é possível fazer uma chamada de vídeo com a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além do WhatsApp, o Disque 100 pode ser acionado por meio de ligação gratuita (ao discar 100), Telegram, pelo site e aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Outras violações de direitos humanos também podem ser relatadas por esse número.

Assista à íntegra do UOL Entrevista com o ouvidor nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Bruno Renato Teixeira: