Topo

Ataque a escolas: ação cumpre mandados de internação contra 10 adolescentes

Do UOL, em São Paulo *

19/04/2023 09h41Atualizada em 19/04/2023 14h15

Polícias civis de cinco estados cumpriram hoje de manhã dez mandados de internação provisória contra adolescentes suspeitos de planejar ataques em escolas.

O que aconteceu

Os adolescentes usavam uma plataforma digital na internet para combinar possíveis ataques, segundo o MP. Além deles, a ação também prendeu dois adultos e apreendeu uma criança, segundo balanço apresentado pela Promotoria catarinense hoje à tarde.

O MP ainda não informou se os adultos presos eram responsáveis por adolescentes ou suspeitos de envolvimento em planejamento de atos.

As ações ocorreram em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná. A cidades são: Blumenau (SC), São Paulo (SP), Itapira (SP), São José dos Campos (SP), Salto (SP), Barra Mansa (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Gonçalo (RJ), Curitiba (PR), Guaíra (PR) e Recife (PE).

Os suspeitos são investigados por atos infracionais análogos aos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime e associação criminosa. Na ação, também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilo de adolescentes.

As investigações começaram após o ataque a uma creche de Blumenau (SC). O objetivo da força-tarefa é cumprir ordens judiciais da Vara da Infância e Juventude da cidade catarinense. A Operação "Escola Segura" conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Passamos a monitorar redes sociais e fóruns de discussão para identificar e até prevenir novas ocorrências. Nós temos condições de localizar e responsabilizar essas pessoas que fazem ameaças ou até que cometem crimes mais graves. A internet não é uma terra sem lei
Marcio Cota, coordenador do Gaeco do MP-SC

Atuamos para buscar a origem dessas mensagens. Conseguimos traçar perfis de quem estava fazendo esse tipo de postagem para depois buscar a responsabilização dessas pessoas que estão trazendo intranquilidade ao ambiente escolar e familiar
Diego Barbieiro, coordenador do Cyber Gaeco do MP-SC

Hoje, inclusive, realizamos uma operação integrada em cinco estados porque identificamos uma articulação especulando ataques em escola. Então, temos que usar inteligência policial e dimensão pedagógica
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança

Combate à violência em escolas

O Ministério da Justiça anunciou ontem um balanço da prevenção contra violência nas escolas nos últimos dias. Segundo o ministro Flávio Dino, 225 pessoas foram presas ou apreendidas no país.

O autor do ataque à creche de Blumenau virou réu pelo crime. A Justiça catarinense aceitou ontem a denúncia do MP contra o homem, que está preso preventivamente por quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio.

O agressor disse à Polícia Civil que não se arrependia de ter cometido o crime. A revelação foi feita pela entidade em coletiva para anunciar a conclusão do inquérito.

Neste ano, também foram registrados ataques em escolas de São Paulo, Goiás e Ceará.

Colaboração de Paulo Roberto Netto, do UOL em Brasília