Topo

Esse conteúdo é antigo

Estado vai pagar cuidados de idosa que teve perna amputada por erro em AL

Perna da idosa foi amputada na altura da coxa - Divulgação
Perna da idosa foi amputada na altura da coxa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/04/2023 16h48

O governo do estado de Alagoas se comprometeu a pagar assistência domiciliar a uma idosa de 73 anos que foi corrigir uma fratura de tornozelo e teve uma perna amputada por erro médico.

O que aconteceu:

O governo assumiu a responsabilidade de atendimento em homecare com médico, enfermeiro, fisioterapia, entre outros necessários, em reunião com a defesa da idosa Maria José, na tarde de hoje.

Além disso, segundo nota da família à imprensa, a paciente também será reparada por todos os danos materiais, morais e estéticos.

A família também garantiu que desde que foram "comunicados do lamentável erro médico" estão recebendo atenção da Secretaria Estadual de Saúde.

O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda Oliveira se comprometeu, em nome do Governo, a prestar toda assistência necessária para amenizar a dor e o sofrimento da paciente vítima desta situação. Não há nenhum interesse da família em sensacionalizar [sic] o assunto e sim tratar do bem estar da paciente.
Nota da família, assinada pela advogada Wannessa Wanderley

O caso aconteceu no HGE (Hospital Geral do Estado), em Maceió. Maria José estava internada esperando cirurgia desde o dia 19, e teve a perna amputada até a altura da coxa.

A equipe médica foi afastada de imediato e uma sindicância foi aberta para apurar o caso e tentar entender como ocorreu o erro. Os nomes dos integrantes da equipe médica estão sendo mantidos em sigilo.