Topo

PM que matou dois colegas em SP havia reclamado de escala, diz defesa

Sargento da PM, Claudio Henrique Frare Gouveia foi preso após matar dois colegas em quartel de Salto (SP) - Reprodução
Sargento da PM, Claudio Henrique Frare Gouveia foi preso após matar dois colegas em quartel de Salto (SP) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/05/2023 14h58Atualizada em 16/05/2023 22h34

O policial militar que matou ontem dois colegas em um quartel da corporação na cidade de Salto (SP), a 103 km da capital paulista, havia reclamado da escala de serviço antes de cometer o crime, segundo a sua defesa.

O que aconteceu

O sargento Claudio Henrique Frare Gouveia, 53, havia sido incluído na escala da esposa, que também é policial e trabalha na mesma unidade do marido. O problema é que o casal se revezava para cuidar de três filhos pequenos, segundo a defesa do atirador.

"Eles não poderiam trabalhar no mesmo período porque não possuem familiares na cidade de Salto para que pudessem deixar as crianças", disse o advogado Rogério Augusto Dini Duarte.

O defensor disse ter conversado por duas horas em uma sala reservada no batalhão com o sargento após o crime. Segundo ele, o crime não foi premeditado.

O sargento Gouveia trabalhava há 32 anos na corporação. Paranaense, se mudou com a família para Araçatuba (SP) quando ainda era jovem, e atuava há mais de dez anos na unidade de Salto (SP).

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública disse que os questionamentos foram encaminhados à Polícia Militar. Assim que houver uma resposta, ela será incluída nesta reportagem.

[O atirador] era muito bem quisto pela tropa, e tem um currículo invejável como policial militar. Mas ele e a esposa estavam sendo perseguidos no batalhão. Infelizmente, o que aconteceu foi um episódio trágico
Rogério Duarte, advogado do sargento Gouveia

A audiência de custódia, que estava marcada para hoje à tarde na sede do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, foi adiada para amanhã. É que o sargento Gouveia estava sem comer desde o ataque, passou mal e precisou ser levado para o hospital.

Após o assassinato, ele fez exame de corpo de delito e foi levado ao presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital paulista, que abriga PMs detidos por cometer crimes.

O sargento Roberto Aparecido da Silva (à esq.) e o capitão Josias Justi da Conceição Júnior foram mortos a tiros por um colega em Salto (SP) - Arte/UOL - Arte/UOL
O sargento Roberto Aparecido da Silva (à esq.) e o capitão Josias Justi da Conceição Júnior foram mortos a tiros por um colega em Salto (SP)
Imagem: Arte/UOL

O que se sabe sobre o caso

O sargento Gouveia invadiu a 3ª companhia do batalhão armado por volta das 9h de segunda (15). Segundo registro da corporação, disse que iria fazer um treinamento.

O atirador então trancou a unidade, invadiu a sala do comandante e atirou contra os dois colegas. Uma testemunha disse ter ouvido três disparos.

Em seguida, o sargento se entregou e acabou sendo preso por outro colega, que apreendeu o seu fuzil, conforme ocorrência obtida pelo UOL.

Os alvos do ataque foram o capitão Josias Justi da Conceição Júnior, comandante da unidade, e o sargento Roberto Aparecido da Silva, que estava na sala no momento do ataque.