Topo

Criada nos EUA e liderada por tio de Damares: como é a Igreja Quadrangular

Igreja do Evangelho Quadrangular - Reprodução / Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja do Evangelho Quadrangular Imagem: Reprodução / Igreja do Evangelho Quadrangular

Colaboração para o UOL

30/05/2023 10h04

O avião apreendido pela Polícia Federal (PF) no sábado (27) com 290 kg de maconha pertence à Igreja do Evangelho Quadrangular. Enquanto um homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas, o piloto não foi preso. Já a igreja afirmou em nota ter recebido com surpresa a notícia e confirmou que um tio da senadora Damares Alves lidera a igreja no Brasil.

O que é a Igreja do Evangelho Quadrangular?

Foi fundada em 1° de janeiro de 1923 pela evangelista Aimee Semple McPherson, conhecida como "irmã Aimee", em Los Angeles, na Califórnia (EUA).

É uma denominação cristã evangélica pentecostal. As quatro doutrinas centrais da igreja são: Doutrina da salvação, Doutrina do batismo com o Espírito Santo, Doutrina da cura divina, Doutrina da segunda vinda. "Cremos que Jesus tem poder para Salvar, Batiza com fogo por intermédio do Espírito Santo, Curar e que em breve Voltará", reforça o site da organização.

Possui uma estrutura organizacional e uma liderança centralizada. O Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular, por exemplo, é o órgão responsável pela administração, decisões e determinações da denominação no Brasil.

Tem uma abordagem missionária, buscando espalhar o Evangelho de Jesus Cristo por meio de programas, obras sociais e missões em diferentes partes do mundo. A igreja diz em seu site ter presença em 146 países.

A igreja já protagonizou outras polêmicas. No ano passado, o reverendo Mário de Oliveira gravou um vídeo para anunciar seu apoio à campanha de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, ex-pastores já denunciaram que haviam sido expulsos da instituição religiosa por não apoiarem candidatos amigos dos principais líderes.

O que Damares tem com o caso?

Um tio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) lidera a igreja dona do avião. O ex-deputado federal e pastor Josué Bengtson é também líder espiritual da instituição, mas não estava no voo.

A assessoria da senadora confirmou o parentesco, por meio de nota. No fim da década de 1990, Damares também trabalhou como auxiliar parlamentar no gabinete do tio.

Segundo o comunicado, a denúncia sobre as drogas no avião foi feita "pela própria igreja". Ainda de acordo com o texto, a parlamentar soube do caso pela imprensa, e entrou em contato com a família em seguida.

O que aconteceu?

A Polícia Federal (PF) prendeu no sábado (27) uma pessoa que estava prestes a transportar 290 quilos de maconha em um avião monomotor pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular.

O homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas. Já o piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime, de acordo com a PF. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do indivíduo preso.

Em um comunicado oficial, a Igreja do Evangelho Quadrangular veio a público assumir a propriedade do avião apreendido. Segundo o comunicado, a denúncia sobre as drogas no avião foi feita pela própria igreja.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A Igreja Quadrangular afirma atuar em 146 países, e não em 22, como foi mencionado inicialmente na reportagem. O conteúdo foi corrigido