Casos de falsos médicos são frequentes, segundo CFM; saiba como evitar
A falsa médica Marcela Gouveia foi presa em flagrante nesta semana, em São Paulo. Ela usava o CRM de uma profissional com o mesmo nome, que descobriu a farsa ao ser avisada pelas redes sociais por uma paciente.
Em entrevista ao UOL News desta quinta-feira (1), o conselheiro do CFM (Conselho Federal de Medicina) Julio Braga afirmou que é preciso ter cuidado antes de contratar os serviços de profissionais da área.
O Conselho Federal basicamente busca esclarecer à população e aos gestores. O gestor em pequenas prefeituras, locais remotos, é muito comum a contratação sem formalização do contrato. A pessoa vai trabalhar, substituir em determinado plantão, e chamamos a atenção para que confiram a habilitação do médico antes de contratar".
O conselheiro do CFM ainda afirmou que os pacientes que tiverem dúvidas sobre o profissional ser ou não um falso médico podem consultar na página do CFM. Segundo Braga, 80% dos médicos são cadastrados com fotos no portal.
Há mais de 5 anos todos os conselhos regionais, todos os médicos que fizeram o recadastramento passaram a contar com a foto. Quem tiver dúvida sobre a habilitação de um médico, se ele tem titulo de especialista registrado, a pessoa pode consultar, ver a foto do médico".
O conselheiro ainda alerta para que os pacientes se atentem às especialidades dos profissionais.
[Importante] ver se ele realmente tem aquela especialidade que está divulgando, já que isso é uma infração ética também. A população tem buscado, muitas vezes recebemos esses questionamentos da possibilidade de ser um falso médico ou de ser médico sem o registro de qualificação de especialista".
"O conselho confere se ele realmente é especialista e, quando está no site, pode confiar que ele é registrado", completou.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.