Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem preso com drogas em avião de Igreja achava que carga era vacina

Do UOL, em São Paulo

02/06/2023 22h41

O homem que foi preso com quase 300 quilos de maconha em avião da Igreja Quadrangular disse que pensava que a carga na aeronave era de vacina. A informação foi divulgada hoje pela defesa.

O que aconteceu:

Segundo o advogado Jonathan Costa, Patrick dos Santos trabalha com cotação de voos e é responsável pela limpeza, abastecimento e preparação do avião para a decolagem. Patrick foi preso em flagrante por suspeita de tráfico interestadual de drogas no hangar de voos particulares do aeroporto internacional de Belém.

Ao UOL, Costa explicou que Patrick recebeu uma ligação para cotar um voo do Pará até Pernambuco com dois passageiros. "O voo ficou no valor de R$ 42 mil e ele [Patrick] receberia mil reais pelos serviços", disse o advogado que conversou com o suspeito na audiência de custódia.

Ainda segundo a defesa, um dia antes da decolagem, Patrick teria sido informado que os dois passageiros não embarcariam e, no lugar deles, a aeronave levaria uma carga de vacina. "No dia da viagem, foi feito o abastecimento da aeronave e o carregamento. Ele não tinha noção do que se tratava a carga. A Polícia Federal chegou no hangar e levou todos do local até a sede da PF para prestar depoimento. O Patrick foi o único preso em flagrante", explicou.

O advogado lamenta que, após a audiência de custódia, Patrick foi a única pessoa presa e que ele é "inocente". Ele teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, esclareceu Jonathan.

Entenda o caso

A Polícia Federal prendeu no sábado (27) uma pessoa que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada, em um avião monomotor pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular, que tem como responsável um tio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O ex-deputado federal e pastor Josué Bengtson é também líder espiritual da igreja, mas não estava no voo.

Pouco antes da decolagem, agentes da PF realizaram a abordagem em um hangar de voos particulares do aeroporto internacional de Belém. Patrick dos Santos foi autuado em flagrante e o piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime, de acordo com a PF. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do suspeito.

Segundo a PF, a partir de informações de inteligência, o órgão soube que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo para Petrolina (PE). "Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado", disse a polícia.

A droga, colocada em caixas de papelão, ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. "Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto", acrescentou a PF.

O que diz a Igreja

A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada. Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão de uma pessoa e apreendeu a carga. É interesse da Igreja que tudo seja esclarecido e, portanto, reafirma o seu compromisso de colaborar com as investigações."

O que diz Damares

A senadora Damares Alves confirma que o ex-deputado federal Josué Bengtson é seu tio. Sobre a operação realizada pela Polícia Federal em Belém, neste final de semana, a senadora tomou conhecimento hoje pela manhã, através da imprensa. Damares Alves entrou em contato com a família e foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja. Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis. Mais informações poderão ser obtidas com a própria PF."