Topo

Esse conteúdo é antigo

PM desarmado e baleado em abordagem em SP recebe alta hospitalar

PM Robert Castro de Abreu foi atingido por três tiros após ser desarmado por criminoso em abordagem na zona leste de São Paulo - Reprodução
PM Robert Castro de Abreu foi atingido por três tiros após ser desarmado por criminoso em abordagem na zona leste de São Paulo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/06/2023 15h15

Teve alta hoje o policial militar Robert Castro de Abreu, baleado nas pernas e no abdômen com a própria arma após ser desarmado por um suspeito em uma abordagem no dia 1º deste mês na zona leste de São Paulo. Atingido no rosto na mesma ação, o PM Cleison Santos de Matos ainda está internado.

O que aconteceu

Robert Castro de Abreu, de 36 anos, ficou sete dias internado. O policial ficou com um projétil alojado no fêmur.

Em áudio obtido pelo UOL, o soldado relatou como foi o caso e falou sobre a sua recuperação no Hospital das Clínicas. Ele disse que encarava o episódio como um "aprendizado".

A gente olha para o vídeo e vê várias coisas? Ah, eu poderia ter feito isso, poderia ter feito aquilo. Mas na hora é na hora, né, pessoal?"
PM Robert Castro de Abreu

O PM contou ter lutado pela própria vida durante a ação contra o homem que o desarmou. "No calor da emoção, tudo acontece muito rápido."

O atirador foi identificado como Dario Gabriel Costa Viveiros, 25 anos. Preso em 2019 e condenado por tráfico, passou a ser considerado foragido da Justiça em março deste ano após não retornar de uma saída temporária.

Em audiência de custódia, Dario teve a prisão em flagrante convertida para preventiva. Um homem que estava com a arma subtraída do PM também foi detido.

O adolescente que estava com Dario no momento da abordagem foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Relembre o caso

Imagens de uma câmera de segurança mostraram o momento em que o suspeito entrou em luta corporal com dois policiais militares, desarmou um deles e usou a arma para feri-los. Depois, fugiu, levando a arma. O outro suspeito, que não se envolveu na luta, fugiu correndo.

O atirador foi preso cinco horas depois do crime, após ter sido identificado no vídeo pela própria mãe.