Topo

Esse conteúdo é antigo

Delegado afastado parte para cima de guardas municipais em SP; assista

Do UOL, em São Paulo

11/06/2023 19h10Atualizada em 11/06/2023 20h48

O delegado de Polícia Civil afastado Rodrigo Gentil Falcão foi flagrado agredindo GCMs (guardas civis metropolitanos) no 14º Distrito Policial na madrugada de hoje, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Ele foi levado à Corregedoria da Polícia Civil.

O que aconteceu:

Um motorista acionou a GCM alegando que uma mulher, aparentemente embriagada, bateu em seu carro na Rua Aspicuelta, em Pinheiros, e tentava fugir do local, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A ocorrência foi nesta madrugada.

Os GCMs fizeram a abordagem da mulher e ela chamou o namorado, Rodrigo Falcão, até o endereço. O homem, visivelmente alterado e possivelmente embriagado, teria desrespeitado os agentes por diversas vezes.

Falcão empurrou um dos guardas, que caiu no chão, no 14º DP, local para onde envolvidos na ocorrência foram encaminhados. A delegada de plantão avaliou o caso e acionou a Corregedoria da Polícia Civil.

Os dois envolvidos na ocorrência se recusaram a fazer o teste do bafômetro no local e os exames clínicos de embriaguez e toxicológicos tiveram que ser realizados posteriormente no IML (Instituto Médico Legal). Os resultados ainda não estão disponíveis.

O caso foi registrado na Corregedoria da Polícia Civil como irregularidade funcional, embriaguez ao volante, fuga do local do acidente, desacato e resistência na Delegacia. A arma particular de Falcão foi apreendida na ação e os carros envolvidos no acidente que foram levados ao IC (Instituto de Criminalística).

Falcão é delegado de polícia, mas estava afastado das suas funções, segundo nota da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Nas redes sociais, o homem se define como "delegado de polícia do estado de São Paulo", publica vídeos de casos policiais e posou ao lado de viaturas em uma delegacia de Taboão da Serra, na região Metropolitana de São Paulo, em janeiro.

"A Polícia Civil ressalta que realiza rigorosa apuração para esclarecer os fatos", informou a SSP-SP. O UOL tenta contato com Falcão, via e-mail e Instagram, e a nota será atualizada em caso de retorno.

O delegado apareceu no local falando que a Guarda não era nada, não tinha autorização para conduzir. Ele fez menção em sacar a arma. Neste momento, eu usei uma pistola que a gente usa, que é um armamento não letal, que é de condutividade elétrica, para repelir a agressão dele."
Ruben Amaral, subinspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, ao Fantástico (TV Globo)

Vídeos mostram ataque de fúria do delegado:

Um vídeo mostra Falcão perguntando para uma guarda feminina "quem é ela", enquanto tenta puxar a namorada pelo braço na frente da delegacia.

O homem exige a presença da PM (Polícia Militar), entra na delegacia e empurra um GCM, que cai no chão.

Outra filmagem mostra Falcão filmando a namorada sendo conduzida por uma GCM e exige tirem a mão dela. Ele chega a chamar a GCM de "lésbica". Um homem que parece ser funcionário da delegacia pede para o delegado ficar "tranquilo" e fala com ele pacientemente, que rebate aos gritos.

Delegado já foi exonerado após vídeo agredindo mulher:

Em outubro de 2022, Falcão, então secretário de Segurança e Defesa Social do município de Taboão da Serra, foi exonerado do cargo após a divulgação de um vídeo em que desferia um soco em uma mulher. Ele estava no cargo desde agosto de 2021. As informações são da Folha de S.Paulo.

Na ocasião da agressão, o homem era delegado do 1° DP da cidade. A prefeitura comunicou à época que a filmagem havia sido feita em 2020.

Também na época da exoneração, Falcão negou a agressão, disse que fez uso moderado da força e afirmou ser vítima de extorsão por decisões tomadas na sua gestão à frente da secretaria.