Topo

Esse conteúdo é antigo

Santa Catarina: Ciclone provoca alagamentos e desaloja moradores

Do UOL, em São Paulo

16/06/2023 12h47Atualizada em 16/06/2023 13h10

Cidades em Santa Catarina foram afetadas pelo ciclone que passa pela região. Praia Grande, no sul do estado, declarou estado de emergência, está sem abastecimento de água e tem ao menos 60 desalojados.

O que aconteceu?

Temporal caiu em Praia Grande (280 km de Florianópolis) entre a tarde e a noite de ontem. Segundo a Defesa Civil, o município foi o mais afetado pelas chuvas, com 188 mm acumulados em 24 horas.

Município declarou estado de emergência. A rede de abastecimento de água foi danificada, e não há previsão de quando o serviço voltará. Há 60 pessoas desalojadas, abrigadas no ginásio municipal. "Estamos empenhados em enfrentar essa situação desafiadora, prestando todo o suporte necessário às famílias afetadas", disse a prefeitura em nota.

São Francisco do Sul também registrou deslizamentos em dois pontos. As vias chegaram a ser obstruídas, mas segundo informe da prefeitura, já foram liberadas. Sete pessoas também tiveram de sair de suas casas, mas já retornaram.

Ciclone extratropical na região Sul

Fenômeno formado no Oceano Atlântico afeta a costa da região Sul e Sudeste até a tarde de hoje, trazendo chuvas intensas e rajadas de ventos em cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Ciclone também pode ter influência em São Paulo, especialmente no Vale do Ribeira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No Rio Grande do Sul, uma pessoa morreu e ao menos duas estão desaparecidas após tempestades. As chuvas também causaram bloqueios de rodovias e cancelamentos de voos.