SC: Marinha manda reforços para tentar localizar vítimas de naufrágio
Um dia após uma embarcação pesqueira com 8 tripulantes naufragar na costa de Garopaba, em Santa Catarina, a Marinha informou que a busca por possíveis sobreviventes será reforçada.
Ainda não há novidades sobre possíveis mortes e localização de sobreviventes.
O que vai acontecer
Dois helicópteros da Marinha sairão do Rio de Janeiro e serão conduzidos até Florianópolis; uma das aeronaves chegará ainda neste sábado (17).
Dois navios estão no local das buscas, sob coordenação do Comando do 5º Distrito Naval.
Um navio-patrulha da Marinha também será deslocado para o local do naufrágio até segunda-feira (19).
O que se sabe até agora
O naufrágio teria acontecido a 160 quilômetros da costa, mas há divergências. A maior distância foi apontada na última atualização do Corpo de Bombeiros. Já a Marinha informou primeiramente que a distância do naufrágio para a costa seria de cerca de 40 km.
A embarcação pesqueira se chama "BP Safadi Seif" e é de pequeno porte. A informação inicial era de que 12 pessoas estavam na embarcação, mas a Marinha atualizou para oito.
A Marinha iniciou as buscas pelas pessoas que ocupavam a embarcação ainda na noite de ontem. A Força Aérea Brasileira também atua nas buscas neste momento.
O Corpo de Bombeiros chegou a atuar, mas suspendeu as buscas devido à distância do naufrágio. "As embarcações [dos bombeiros] não possuem capacidade de resposta operacional a essa distância da costa, ou seja, autonomia de combustível, tecnologia e competência legal para navegar em águas tão distantes", diz nota.
Embarcação tinha passado por rota de deslocamento para pesca. Segundo os bombeiros, foram transmitidas uma mensagem automática do sistema PREPS (Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite) e outra que detalhava o trajeto do barco.
Capitania dos Portos de SC diz que abrirá inquérito para apurar naufrágio. O prazo das investigações é de 90 dias até uma conclusão sobre "possíveis causas e responsáveis".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.