Topo

Esse conteúdo é antigo

'Carinha de macaco': alunos acusam agente educacional de racismo; vídeo

Do UOL, em São Paulo

22/06/2023 15h14

Um vídeo mostra uma funcionária da escola estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba, dizendo que um aluno ficou com "carinha de macaco". A cena foi registrada na quarta-feira (21).

O que aconteceu?

Nas imagens, a funcionária é confrontada por estudantes, que afirmaram que ela teria ofendido um aluno de forma desnecessária após tentar entregar um papel a ele.

A fala provocou indignação de outros alunos da sala, que a chamaram de racista. "Não pode ser nenhum outro bicho, tem que ser um macaco só porque ele é preto", disse uma estudante.

Em seguida, a inspetora afirmou que "podia ter falado 'por que essa cara de cachorro'?" e que o aluno "nem é tão negro assim".

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) protocolou um pedido de instauração de sindicância para o afastamento da funcionária. "Não permitiremos que os jovens continuem sendo vítimas dos racistas em um ambiente que deveria ser um espaço seguro e acolhedor para todos", disse o presidente da Comissão da Igualdade Racial na Assembleia Legislativa do Paraná.

A mãe de uma das alunas presentes registrou um boletim de ocorrência e foi em uma reunião da escola, segundo a assessoria do deputado. Os documentos foram enviados à Comissão, que fará um requerimento à Secretaria Estadual de Educação para que acompanhe o caso.

O UOL entrou em contato com a escola e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, mas não teve resposta. Caso obtenha, a matéria será atualizada.