Acidente com avião no AM: Piloto será velado e enterrado em Boa Vista
Do UOL, em São Paulo
18/09/2023 16h00Atualizada em 18/09/2023 16h21
O corpo do piloto do avião que caiu em Barcelos (AM), Leandro Costa de Souza, será velado hoje em Boa Vista (RR). Piloto, copiloto e 12 passageiros morreram na queda da aeronave - os corpos das vítimas foram liberados nesta segunda-feira (18) pelo IML de Manaus.
O que aconteceu:
O velório será realizado a partir de 17h, na Orsolu (Organização Social de Luto), em Boa Vista. O piloto deixa mulher e uma filha de 5 anos.
O enterro será realizado amanhã, às 9h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente.
Leandro é de Boa Vista, mas vivia desde 2007 em Manaus, onde exercia sua profissão. Ele já havia trabalhado em três empresas de táxi aéreo na região.
O piloto tinha quase 10 anos de experiência no trajeto e também no comando da aeronave, segundo relatou a irmã dele, a médica Leidiana Costa Nobles. Leandro trabalhava havia quatro anos na empresa Manaus Aerotáxi, a quem pertencia o avião que caiu.
Leandro era piloto desde 2000. O interesse por voar vinha de casa: na família há três outros pilotos, e a irmã é especializada em resgate aéreo e perita aeronáutica.
O acidente
Todos os passageiros eram pescadores esportivos e viajaram à cidade amazonense para praticar o esporte. Horas antes do acidente, no sábado (16), um dos pescadores postou um vídeo do grupo no avião que caiu, no qual eles aparecem em um momento descontraído antes de embarcarem.
O acidente teria ocorrido no momento em que o avião, que partiu de Manaus, se aproximava do pouso, no aeroporto de Barcelos. "Devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso", diz a nota da Defesa Civil.
A aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. A empresa estava regular e tinha permissão para atuar em táxi aéreo, segundo registro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A FAB foi acionada para realizar perícia no local. A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do SERIPA VII (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) realizarão o trabalho.
A Manaus Aerotáxi informou que "aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil". "Estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente. Contamos com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar. Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este trágico ocorrido", afirmou a empresa, em nota.