Conteúdo publicado há 8 meses

Corpos estão em Manaus: o que se sabe sobre os 14 mortos no avião que caiu

A queda de um avião nas proximidades do Aeroporto de Barcelos, no interior do Amazonas, matou 14 pessoas neste sábado (16).

Na tarde deste domingo, os corpos das vítimas chegaram ao IML (Instituto Médico Legal) de Manaus para identificação.

Corpos de vítimas de acidente aéreo chegam a Manaus para identificação
Corpos de vítimas de acidente aéreo chegam a Manaus para identificação Imagem: Divulgação/Secom Amazonas

Veja o que se sabe sobre a tragédia que ocorreu ontem na região Norte do país.

Como foi o acidente?

"Avião não teve pista suficiente para frear". O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, afirmou que os relatos preliminares dão conta de que o avião já tocou o solo na metade da pista e não teve espaço o suficiente para pousar.

Chovia forte em Barcelos no momento em que o avião, modelo Embraer EMB-110P1, caiu. O clima pode ter sido um dos fatores que causaram o acidente, segundo informações preliminares do governo do Amazonas.

Dois outros aviões que chegavam à cidade no momento do temporal decidiram retornar para Manaus por conta das más condições de tempo para o pouso.

Quem são as vítimas?

Ainda não há identificação oficial dos mortos no acidente. Uma lista da empresa de pescaria mostra quem estava a bordo. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que só confirmará a identidade das vítimas após perícia. O piloto foi identificado como Leandro Costa de Souza, e o copiloto era Fernando Galvão.

Continua após a publicidade

Veja os nomes dos passageiros segunda a empresa Estácio Pescaria:

  • Euri Paulo dos Santos
  • Fabio Campos Assis
  • Fabio Ribeiro
  • Gilcresio Salvador Medeiros
  • Guilherme Boaventura Rabelo
  • Hamilton Alves Reis
  • Heudes Freitas
  • Luiz Carlos Cavalcante Garcia
  • Marcos de Castro Zica
  • Renato Souza de Assis
  • Roland Montenegro Costa
  • Witter Ferreira de Faria

As informações iniciais são de que todos os passageiros eram pescadores esportivos. Eles viajaram à cidade amazonense para praticar o esporte.

Turistas haviam vindo "de Brasília para Manaus, e de Manaus para Barcelos", declarou o prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

Os corpos foram levados para uma escola municipal em Barcelos e seguem para Manaus neste domingo. Depois serão entregues às famílias das vítimas.

Médico era amigo de Gilmar Mandes. Um dos passageiros mortos, o médico Roland Montenegro era considerado um dos pioneiros em transplantes em Brasília. Ele trabalhou durante muitos anos no Hospital de Base de Brasília e hoje atuava como consultor particular. Ele era amigo do ministro Gilmar Mendes, do STF.

Continua após a publicidade

Horas antes do acidente, um dos pescadores postou um vídeo do grupo no avião que caiu. Eles aparecem em um momento descontraído antes de embarcarem. O empresário mineiro Gulherme Boaventura Rabelo aparece nas imagens dizendo que faria uma videochamada com a mulher.

Pista tinha condições de pouso?

Pista do aeroporto tem reforma prevista para começar no próximo dia 25. O secretário estadual Vinícius Almeida afirmou que uma reforma na pista do aeroporto de Barcelos estava programada para começar ainda neste mês.

As autoridades sustentam que o local tinha condições normais de funcionamento.

A reforma na pista não é fator impeditivo para voo neste momento. Vai ter uma melhoria no aeroporto, mas pousos e decolagens estão devidamente autorizados pela Anac [Agência Nacional de Aviação Comercial].
Coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas

O prefeito de Barcelos também afirmou que o aeroporto tinha condições de funcionar. Segundo ele, a obra é para melhorar o asfalto da pista.

Continua após a publicidade

Mas, de toda forma, o aeroporto de Barcelos está com todas as condições previstas em lei, adequadas para receber voos do porte do avião que sofreu o acidente.
Edson de Paula Rodrigues Mendes, prefeito de Barcelos

O que se sabe sobre o avião e seus donos?

O avião, prefixo PT-SOG, estava registrado em nome da empresa Manaus Aerotáxi.

Segundo a Anac, a aeronave estava em situação regular e tinha autorização para ser utilizada em serviços de táxi aéreo.

A Manaus Aerotáxi está habilitada a explorar a atividade de táxi aéreo há pouco mais de um ano, de acordo com registro na ANAC. A empresa foi autorizada a atuar com táxi aéreo regular e aeromédico em 27 de abril de 2022.

Destino turístico

Barcelos é um dos principais destinos internacionais de pesca esportiva e recreativa do País, buscado por visitantes brasileiros e estrangeiros, e a temporada atual havia acabado de começar.

Continua após a publicidade

O município está localizado a cerca de 400 quilômetros de Manaus, ao norte do Estado, no Alto Rio Negro. O destino ecoturístico é buscado por acumular recordes de grandes tucunarés (que podem superar um metro de comprimento) e pelos peixes ornamentais, em geral.

Barcelos reúne cerca de 700 ilhas. Os operadores de turismo locais chegam a oferecer serviços com barco-hotéis, com roteiros de dias.

A alta temporada da pesca desportiva acabou de começar, e se estende anualmente de setembro a março. No começo deste mês, o governo estadual anunciou a expectativa de atrair mais de 30 mil turistas, do Brasil e do exterior, para a pesca esportiva da atual temporada.

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) estima que Barcelos concentra quase metade do turismo de pesca do Estado e que a temporada atual vai movimentar R$ 500 milhões, direta e indiretamente.

*com informações do Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes