Esse conteúdo é antigo

Acidente no AM: Avião estava regular e não excedeu lotação, diz secretário

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, contou no UOL News que o avião que caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, no sábado (16), estava em situação regular.

Segundo ele, o fator climático pode ter sido decisivo para o acidente.

A informação preliminar que temos é que a aeronave estava homologada, com a habilitação certa, e a quantidade de passageiros também era dentro da capacidade de operação da aeronave.

Aqui na região amazônica, é muito complexo de se voar. Os pilotos que operam aqui sabem dessa dificuldade, porque as condições climáticas mudam de uma hora para outra. As empresas que operam aqui são muito fiscalizadas.

Vítimas do acidente

- Fabio Campos de Assis (GO)
- Gilcresio Salvador de Medeiros (GO)
- Renato Souza de Assis (GO)
- Marcos de Castro Zica (GO)
- Roland Montenegro Costa (MA)
- Euri Paulo dos Santos (MG)
- Guilherme Boaventura Rabelo (MG)
- Heudes Freitas (MG)
- Witter Ferreira de Faria (MG)
- Fábio Ribeiro (PR)
- Hamilton Alves Reis (SP)
- Luiz Carlos Cavalcante Garcia (SP)
- Leandro Costa de Souza - (RR) - piloto
- Fernando Luiz Galvão Bezerra Júnior (CE) - copiloto

O acidente

O acidente teria ocorrido no momento em que o avião, que partiu de Manaus, se aproximava do pouso, no aeroporto de Barcelos. "Devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso", diz a nota da Defesa Civil.

A aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. A empresa estava regular e tinha permissão para atuar em táxi aéreo, segundo registro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Continua após a publicidade

A FAB foi acionada para realizar perícia no local. A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do SERIPA VII (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) realizarão o trabalho.

A Manaus Aerotáxi informou que "aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil". "Estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente. Contamos com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar. Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este trágico ocorrido", afirmou a empresa, em nota.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.