Temperatura em SP pode chegar a 39ºC; no RS, a previsão é de mais chuvas
Na semana seguinte à passagem de uma frente fria, a cidade de São Paulo terá um forte calor. Segundo a MetSul Meteorologia, a temperatura pode se aproximar de 37ºC a 39ºC.
Previsão para SP
As marcas no interior do estado de São Paulo podem chegar perto ou ultrapassar 40ºC. O motivo do calor é a presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai cobrir o Brasil nos próximos dias. SP registrou temperaturas semelhantes entre setembro e outubro de 2020. À época, uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico, com vários dias de calor extremo.
As altas temperaturas deverão ser registradas em vários estados, com o calor "muito intenso" ou "extremo", caracterizado por marcas próximas de 40ºC, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.
Não há previsão de chuva na cidade de São Paulo nos próximos dias. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura alerta que essas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.
Rio Grande do Sul
A chuva deve continuar causando transtornos aos municípios do Rio Grande do Sul nesta semana. Segundo o Climatempo, a chuva ganhará intensidade no estado hoje, impulsionada pelo avanço de uma frente fria e pela influência de uma baixa pressão no Paraguai.
Na faixa norte, apesar da presença do sol, é esperada a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas por raios. Na faixa central, a condição será marcada por muita nebulosidade, com previsão de chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Já na faixa sul, o dia será predominantemente chuvoso, com a chuva variando entre moderada e forte intensidade.
No decorrer da semana, as condições meteorológicas permanecerão instáveis no Rio Grande do Sul. Pelo menos até a quinta-feira (21) o estado deve receber chuvas moderadas e fortes.
Calor e baixa umidade
O calor intenso e com recorde de temperaturas deve predominar nos seguintes estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para baixa umidade na maior parte do país — um território que abrange quase todo Sudeste e Centro-Oeste e parte do Nordeste, do Norte e do Sul está em alerta.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é de marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades, segundo a MetSul. A região do Pantanal e proximidades devem registrar temperaturas máximas ainda mais extremas.
O pico do calor em intensidade no País deve se dar entre o final desta semana e o começo da próxima semana.
*com informações do Estadão Conteúdo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.