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Linha privatizada elogiada por Tarcísio volta a funcionar após 27 horas

Privatizada, linha 9 - Esmeralda registrou falha no sistema elétrico nesta terça-feira (3) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/10/2023 17h59Atualizada em 04/10/2023 18h44

Após mais de 27 horas, a linha 9 - Esmeralda teve o serviço reestabelecido às 17h22 nesta quarta-feira (4), segundo a empresa ViaMobilidade, responsável pela operação. O ramal foi afetado ontem, por volta das 14h, por uma falha no sistema elétrico.

O que aconteceu

A falha ocorreu ontem de tarde, durante a greve de funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. As causas ainda são apuradas.

Ontem, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) elogiou as concessões ao defender os estudos para privatizações de outras linhas. A declaração foi feita em pronunciamento sobre a paralisação de 24 horas dos metroviários contra a privatização do setor.

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Técnicos da ViaMobilidade restabeleceram a operação na Linha 9-Esmeralda às 17h22 desta quarta-feira (4). O trabalho de manutenção envolveu cinco frentes de trabalho, com cerca de 70 colaboradores.
Nota enviada pela Via Mobilidade

Levantamento feito pelo UOL mostrou que a linha 9 - Esmeralda lidera o ranking de falhas entre as linhas privatizadas. Desde janeiro de 2023, foram registradas 23 falhas só neste ramal.

A ViaMobilidade, que assuiu a gestão da linha em janeiro de 2022, afirmou que os passageiros foram orientados por agentes de atendimento e atendidos por ônibus da operação Paese. "A circulação de trens sofreu paralisação e operou com trechos em via única", disse a empresa.

Hoje, Tarcísio disse que autuou a empresa pela interrupção do serviço. Caso fique comprovada a responsabilidade da concessionária, a multa pode chegar até R$ 4 milhões, afirmou o governador.

A empresa registrou um boletim de ocorrência após encontrar um "objeto estranho" nos trilhos.

Ministério Público vai solicitar informações

O MP quer saber se houve falha da concessionária ou sabotagem. Um ofício também será entregue ao delegado Pablo Baccin, que investiga o caso.

Ao UOL o promotor de Justiça Silvio Marques disse que novos inquéritos podem ser abertos caso sejam verificadas graves irregularidades.

A concessionária não se preparou para assumir a concessão, diz o promotor. Entre os problemas encontrados pelo MP está a falta de manutenção na via férrea, além das falhas no sistema elétrico.

Um termo de ajustamento de conduta foi firmado pela Promotoria com a ViaMobilidade em agosto deste ano. O acordo prevê a antecipção de um investimento de R$ 636 milhões, por exemplo.

Uma série de problemas ocorreram no início da execução contratual. Havia falta de know-how para operar a linha, contratação de pessoas que não tinham conhecimento, falta de equipamentos, uma série de problemas imputáveis à empresa.
Silvio Marques, promotor de Justiça

Governador quer privatizar quatro linhas de trem

Tarcísio autorizou o início dos estudos para privatização das linhas 10, 11, 12 e 13. A melhoria dos serviços é um dos argumentos apresentados pelo governador a favor da concessão.

Situação motivou greve dos transportes em São Paulo. Os sindicatos argumentam que as desestatizações podem resultar na deterioração da qualidade dos serviços, citando como exemplos as Linhas 8 e 9 da CPTM.

Procurada, a Via Mobilidade 8 e 9 disse que "vem investindo em melhorias nas linhas 8-Dimante e 9-Esmeralda desde o início da concessão em janeiro de 2022". De acordo com a concessionária, R$ 2,5 bilhões já foram investidos.

A empresa faz parte do grupo CRR, que também abarca a ViaQuatro, responsável pela linha 4-Amarela, e a ViaMobilidade, que opera a linha 5-Lilás.

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