Tarcísio autoriza início de estudos para venda de Sabesp e 4 linhas de trem
Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou o início dos estudos para a privatização da Sabesp e de quatro linhas de trem em São Paulo. A informação sobre os decretos que ele assinou foram divulgadas em reunião com todos os secretários no Palácio dos Bandeirantes, para marcar os 100 primeiros dias de governo.
O que foi anunciado
Banco Mundial fará estudo sobre Sabesp. O decreto assinado pelo governador autorizou a Secretaria de Parcerias e Investimentos a firmar acordo com o Banco Mundial para realização de um estudo sobre a viabilidade da privatização da empresa. Segundo ele, o passo é essencial para esclarecer se a venda da companhia pode, de fato, trazer vantagens aos cidadãos. A expectativa é que a análise esteja pronta no ano que vem, quando a venda aconteceria — a depender das condições políticas.
Quatros linhas de trem na mira. Além da Sabesp, o governador autorizou o início de estudos ligados à privatização das linhas 10, 11, 12 e 13 —hoje sob controle da CPTM. Ainda em obras, a linha 14 também terá a possibilidade de venda analisada.
Decreto autoriza concurso para polícia. Um terceiro documento assinado hoje por Tarcísio determinou a realização de dois concursos ligados à Polícia Militar. Um deles permitirá a entrada de 200 novos oficiais na corporação até 2024. O outro, o ingresso de 5400 soldados até 2029. Aumentar o efetivo da PM era uma das promessas de campanha do governador.
100 dias de governo
Balanço. De acordo com Tarcísio, desde janeiro, o governo dele inaugurou 17 novas agências do Poupatempo, entregou 38 mil títulos de regularização fundiária e investiu R$ 30 milhões em cidades do estado atingidas pelas chuvas. O governador se disse "orgulhoso" do trabalho desenvolvido por sua equipe.
Promessas. Ele prometeu investir R$ 5,6 bilhões na despoluição do rio Tietê, realizar 600 atendimentos sociais em um espaço a ser aberto na "cracolândia" nos próximos dias e inaugurar 40 mil unidades habitacionais até 2026 —entre outros itens.
O que disseram
A gente entende que a Sabesp pode ser mais eficiente. Não significa que estado vai sair completamente da Sabesp, mas que controle será transferido pra iniciativa privada, para que a gente mobilize muito capital em pouco tempo. Queremos nos desfazer do controle para proporcionar ganho pro cidadão. Tenho a percepção de que isso é possível."
Tarcísio de Freitas, sobre Sabesp
Nós temos problemas no sistema sobre trilhos e, se a gente conseguir mobilizar mais investimento em menos tempo, a gente vai melhorar."
Tarcísio de Freitas, sobre CPTM
Nós tivemos mais de 49 mil pessoas presas nos três primeiros meses da nossa gestão. Porém, para cada 650 prisões em flagrante, tivemos um confronto com resultado de morte. Esse é o menor indicador da história."
Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.