'Só acaba quando for julgado por todas agressões', diz vítima de Brennand
Agredida em uma academia por Thiago Brennand, a modelo Helena Gomes comemora a recente condenação do empresário pelo crime e diz que a punição deve estimular mais vítimas a denunciarem casos de violência de gênero.
Essa foi a segunda condenação de Brennand por agressão contra mulheres e ele ainda é réu em outros seis processos judiciais por crimes como crimes de estupro, injúria, calúnia e sequestro. As condenações aconteceram em primeira instância e, portanto, cabe recurso.
O que aconteceu
Helena Gomes diz que seu caso só terá um "desfecho" quando o empresário for julgado em todos os processos nos quais é réu. "Para mim, só vai terminar quando terminar o caso das outras mulheres", disse ela.
A empresária recebeu a notícia sobre a condenação de Brennand enquanto trabalhava. "Estava bem tranquila. Na noite anterior, sonhei com a notícia sendo dada pelo meu advogado. Desde o início, estava confiante".
A condenação de Brennand pode estimular mulheres a denunciarem crimes relacionados à violência de gênero, segundo Helena. "As meninas estavam bem emocionadas. Mais um caso caso ganho as deixa com esperança", diz.
[A condenação] É um passo a frente na nossa sociedade. Que isso sirva para dar forças às outras mulheres para que elas tenham mais coragem para denunciar.
Helena Gomes, empresária e modelo agredida por Brennand
A modelo foi agredida pelo empresário em uma academia em São Paulo. As agressões foram registradas pelas câmeras de segurança do local. "O que eu mais escutei foi 'não vai dar certo, desiste, você vai morrer'. Tive que deixar de ouvir muita gente para escutar só os meus advogados".
Próximos casos
É a segunda condenação de Brennand. Em outubro, ele foi sentenciado a uma pena de dez anos e seis meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente no regime fechado, pelo crime de estupro contra uma norte-americana - além de ter que indenizar a vítima por danos morais sofridos, no valor mínimo de R$ 50 mil.
Helena afirma que após a primeira condenação, algumas mulheres que afirmam terem sido vítimas do empresário e com as quais ela tem contato trocaram mensagens emocionadas. "Recebi mensagens de meninas chorando, ansiosas com os próximos casos. Mas cada uma com seu sentimento, acredito que todas elas estão ansiosas."
Para a empresária, os casos devem estimular o registro de denúncias. "Essa mentalidade de que não vai dar certo tem que mudar. Espero que esse caso motive mulheres a correr atrás dos direitos mesmo quando não tiverem retorno na primeira delegacia que não forem atendidas."
Brennand está preso preventivamente no CDP (Centro de Detenção Provisória) 1 de Pinheiros, em São Paulo, desde o fim de abril, quando foi extraditado dos Emirados Árabes. Ele está em uma cela isolada dos demais presos, conhecida como "seguro" - quando o preso corre algum tipo de risco à vida e pede proteção.
Segunda condenação de Brennand
A condenação se refere ao processo que tramita na 6ª Vara Criminal Central em segredo de Justiça. O empresário agrediu a modelo após uma discussão, em agosto do ano passado. A sequência foi registrada pelas câmeras de segurança do local e transmitida inicialmente pela TV Globo.
O Tribunal de Justiça de São Paulo informou que a Justiça condenou Brennand no dia 27 pela prática do crime de agressão contra a mulher previsto no Código Penal. Ele foi absolvido do crime de corrupção de crianças e adolescentes, previsto no artigo 244-B do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberNa decisão, a Justiça negou o pedido de revogação da prisão preventiva e o condenou ao pagamento de uma indenização à vítima no valor de R$ 50 mil. Apesar da condenação em regime inicial semiaberto, o empresário não foi solto.
O advogado de Helena Gomes, Márcio Janjacomo, afirmou que ela recebeu a notícia sobre a condenação "emocionada". "A vitima, emocionada, recebeu com serenidade a notícia de que, finalmente o réu Thiago foi condenado".
Em relação ao afastamento do crime de corrupção de crianças e adolescentes, o advogado informou que irá entrar com um recurso. "No nosso entendimento, o crime ocorreu, conforme descrito na denúncia, bem como iremos requerer a majoração da pena de lesão corporal", disse o advogado por meio de nota.
Um dos advogados de defesa de Brennand, Roberto Podval, disse que discorda de aspectos proferidos na decisão. "A defesa recebe com serenidade a decisão proferida. Se de um lado foram acolhidos alguns aspectos que a defesa discorda, de outro, os exageros perpetrados pelo Ministério Público e assistente de acusação foram devidamente rechaçados."
Deixe seu comentário