Esse conteúdo é antigo

Homem invade igreja e furta peça sacra no Rio; PF vai investigar

Um homem invadiu e furtou uma peça sacra da Igreja São Francisco de Paulo, no centro do Rio.

O que aconteceu:

Imagens mostram um homem sem camisa andando no corredor vazio da igreja. O caso aconteceu na tarde de sábado (4) quando o local estava vazio.

O ladrão para em frente a um mostruário e quebra o vidro com o cotovelo. Ele se machuca e usa uma peça de roupa da igreja para estancar o sangramento.

Ele continua andando pela igreja e furtando objetos. Alguns foram abandonados no jardim da igreja.

O homem vai embora levando o ostensório, uma peça de arte sacra do século 19. A ação durou cerca de 15 minutos.

A igreja registrou boletim de ocorrência e um suspeito já foi ouvido pela polícia. O homem foi liberado porque não houve flagrante.

A Polícia Civil do Rio diz que a investigação está em fase avançada e que o homem será indiciado por furto qualificado. A investigação também tenta identificar outros envolvidos no furto.

O ostensório continua desaparecido. A peça foi quebrada e a base deixada na igreja. Os criminosos levaram a parte superior, que inclui o resplendor e a luneta.

Sozinha, a parte que foi quebrada e levada não tem valor muito importante porque a peça em si tem validade para colecionadores, por exemplo, se estiver inteira.
Advogado da igreja, Júlio Coutinho, à TV Globo

Continua após a publicidade

A peça é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e tem pedras semipreciosas.

Como a peça é um patrimônio histórico, a Polícia Federal foi acionada. "O Iphan tratou de encaminhar fotos e a ficha da peça furtada no Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados para contribuir com os trabalhos de investigação da PF".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.