Esse conteúdo é antigo

Lar de idosos é interditado por situação precária de higiene em RS

Uma casa de acolhimento de idosos foi interditada ontem após uma vistoria em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A interdição ocorreu após vistoria conjunta do Ministério Público e da Vigilância Sanitária da cidade que constatou situação precária de higiene.

O que aconteceu

O Lar Aconchego do Idoso, uma ILPI (Instituição para Longa Permanência de Idosos), acolhia 27 idosos em condições degradantes de higiene, de acordo com o Ministério Público.

A vistoria era de rotina e, até então, não previa a interdição. "Mas a situação estava tão ruim que foi interditada", afirmou a promotora Juliana Maria Giongo.

"Havia um forte odor de urina em todos os cômodos, a cozinha estava suja, havia fezes de roedores e insetos, e presença de mofo em quase todas as peças", relatou a promotora.

A maior parte dos idosos já está com seus familiares, que foram contatados pelo Serviço de Assistência Social do município de Novo Hamburgo.

O proprietário do espaço responderá a um processo administrativo. O UOL entrou em contato com o Lar Aconchego do Idoso, que é uma instituição privada, mas ainda não obteve resposta.

O Ministério Público realiza acompanhamento de todas as Instituições de Longa Permanência de Idosos do Estado, com vistorias anuais, muitas vezes acompanhadas com as vigilâncias sanitárias locais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.