Exames, documentos, aulas: como funcionará o abrigo aos refugiados de Gaza
Parte do grupo de brasileiros e familiares repatriado da Faixa de Gaza chegou hoje ao abrigo disponibilizado pelo governo federal no interior de São Paulo, próximo a Guarulhos. O local é especializado na acolhida de imigrantes internacionais.
O que aconteceu
Os brasileiros chegaram na madrugada de ontem a Brasília, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que os resgatou. Aqueles que não tinham família no Brasil, chegaram hoje a São Paulo para irem ao abrigo no interior paulista.
Segundo o governo, 17 pessoas foram levadas para a instituição. Lá, as famílias finalizarão os procedimentos de regularização migratória e de acompanhamento de saúde, além de fazer a inscrição no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais.
O abrigo tem uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos. Profissionais tradutores também serão disponibilizados por Agências das Nações Unidas. Há, ainda, profissionais da Força Nacional do SUS, das redes locais de assistência social e saúde.
Quem cumprir os requisitos poderá solicitar a inclusão nos programas de transferência de renda — como o Bolsa Família e outros benefícios socioassistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Os brasileiros que chegaram de Gaza têm direitos em condições de igualdade com os demais cidadãos do país, informou a pasta. Podem ser atendidos no Suas (Sistema Único de Assistência Social).
Chegada a São Paulo
A aeronave VC-2 (EMBRAER 190) decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 10h rumo à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. O avião posou às 11h23 trazendo 26 pessoas.
Ontem, 32 pessoas desembarcaram na base aérea de Brasília em uma aeronave cedida pela Presidência da República. O avião decolou do Cairo, no Egito, com 22 brasileiros e dez palestinos —parentes dos brasileiros trazidos no voo.
Ao todo, desembarcaram 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens. Duas crianças estavam desnutridas e foram atendidas por uma ambulância já na pista de pouso antes de encaminhadas a um hospital na região
Em Brasília, os resgatados ficaram hospedados por no hotel da FAB. Todos receberam alimentação, cuidados médicos e psicológicos e acesso a serviços para regularizar documentos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.