Semana no Sul será de chuva e ventania após mortes e alagamentos
A região Sul do Brasil terá mais uma semana com fortes chuvas e ventanias, segundo previsões da Climatempo divulgadas neste domingo (19). Nos últimos dias, temporais causaram mortes e alagamentos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O que aconteceu
Segunda-feira (20) deve ser de tempo firme do centro-sul do Paraná até Rio Grande do Sul. Temperaturas devem subir no interior da região.
Mudança de tempo começa na terça-feira (21). Previsão é de temporais isolados em Santa Catarina, entre a tarde e noite, e chuvas no fim de tarde no Paraná.
Rio Grande do Sul tem a situação mais preocupante. Chuvas devem começar ainda cedo, com maior intensidade por volta do meio do dia. Ventos podem chegar a 70 km/h.
Quarta-feira (22) será de alerta em toda a região. Baixa pressão e circulação de ventos favorecem nuvens de tempestade nos três estados do Sul, sobretudo em cidades que foram afetadas pela chuva na última semana, no planalto de Santa Catarina e regiões de serra no Rio Grande do Sul.
Previsão é de tempo fechado, com pancadas de chuva persistentes no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, pancadas se intercalam com aberturas de sol.
Acumulados de chuva devem passar dos 100 milímetros de terça (21) a quinta-feira (23). Alto Vale do Itajaí, em SC, pode ficar próximo a 150 mm, enquanto a Grande Florianópolis deve ter volume de precipitação que varia entre 60 mm e 80 mm.
RS e SC têm sofrido com fortes chuvas
Desde quinta-feira (16), fortes chuvas têm atingido regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dois estados registraram mortes causadas por alagamentos ou deslizamento de casas.
No fim de semana, no Rio Grande do Sul, mais de 30 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, segundo levantamento da Defesa Civil. Ao todo, 339 estão desabrigadas e 1,6 mil desalojadas.
Em Santa Catarina, a cidade de Rio do Sul estava com metade das suas ruas alagadas no sábado; mais de 17 municípios estavam em estado de alerta devido às chuvas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.