Conteúdo publicado há 5 meses

Semana no Sul será de chuva e ventania após mortes e alagamentos

A região Sul do Brasil terá mais uma semana com fortes chuvas e ventanias, segundo previsões da Climatempo divulgadas neste domingo (19). Nos últimos dias, temporais causaram mortes e alagamentos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O que aconteceu

Segunda-feira (20) deve ser de tempo firme do centro-sul do Paraná até Rio Grande do Sul. Temperaturas devem subir no interior da região.

Mudança de tempo começa na terça-feira (21). Previsão é de temporais isolados em Santa Catarina, entre a tarde e noite, e chuvas no fim de tarde no Paraná.

Rio Grande do Sul tem a situação mais preocupante. Chuvas devem começar ainda cedo, com maior intensidade por volta do meio do dia. Ventos podem chegar a 70 km/h.

Quarta-feira (22) será de alerta em toda a região. Baixa pressão e circulação de ventos favorecem nuvens de tempestade nos três estados do Sul, sobretudo em cidades que foram afetadas pela chuva na última semana, no planalto de Santa Catarina e regiões de serra no Rio Grande do Sul.

Previsão é de tempo fechado, com pancadas de chuva persistentes no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, pancadas se intercalam com aberturas de sol.

Acumulados de chuva devem passar dos 100 milímetros de terça (21) a quinta-feira (23). Alto Vale do Itajaí, em SC, pode ficar próximo a 150 mm, enquanto a Grande Florianópolis deve ter volume de precipitação que varia entre 60 mm e 80 mm.

RS e SC têm sofrido com fortes chuvas

Desde quinta-feira (16), fortes chuvas têm atingido regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dois estados registraram mortes causadas por alagamentos ou deslizamento de casas.

Continua após a publicidade

No fim de semana, no Rio Grande do Sul, mais de 30 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, segundo levantamento da Defesa Civil. Ao todo, 339 estão desabrigadas e 1,6 mil desalojadas.

Em Santa Catarina, a cidade de Rio do Sul estava com metade das suas ruas alagadas no sábado; mais de 17 municípios estavam em estado de alerta devido às chuvas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes