Temperatura vai chegar a 43°C no fim de semana no RS, diz MetSul
A empresa de meteorologia MetSul alerta que os próximos três dias serão de muito calor no Rio Grande do Sul.
O que aconteceu
Temperaturas devem atingir 43°C em cidades do Rio Grande do Sul. A MetSul estima que o estado vai alcançar "marcas excepcionalmente altas", com recordes históricos em algumas cidades, e afirma que "o calor será opressivo".
Massa de ar "excepcionalmente quente". O calor será causado por uma massa de ar quente que vai cobrir "uma enorme área da América do Sul com calor excessivo", o que inclui grande parte do Brasil.
Domingo será o dia mais quente. Gaúchos devem sofrer com calor de 40°C em todas as regiões do estado, e "oferecerá risco à saúde e à vida", segundo o órgão.
Onda de calor atingirá 15 estados e o DF
O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível laranja, que significa "perigo", para esta nova onda de calor. Segundo o instituto, a situação pode trazer riscos potenciais à saúde. A intensidade do aviso está relacionada não somente aos desvios de temperatura, mas também à duração do fenômeno.
15 estados e o DF estão sob aviso laranja: Aviso de perigo inclui partes de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
A previsão é que toda essa área indicada em laranja tenha temperaturas 5º C acima da média por um período de 3 e 5 dias, começando amanhã (14). O alerta é válido até o próximo domingo (17).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.