Chuvas deixam pelo menos um morto no RS; SC está em alerta para alagamentos
Pelo menos uma pessoa morreu após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a noite de ontem.
O que aconteceu
A morte foi registrada no município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, após uma marquise cair sobre um homem. A informação é do Corpo de Bombeiros.
Há pelo menos dez feridos e "muito dano material", disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), em entrevista à CNN Brasil.
Parte do hospital São Vicente Ferrer, em São Vicente do Sul (377 km de Porto Alegre), foi destelhada por causa dos ventos na tarde de ontem. A unidade de saúde foi interditada para "recuperação dos danos" e os atendimentos eletivos de saúde foram suspensos, informou a prefeitura.
Em Porto Alegre, os ventos chegaram a 89 km/h e quedas de árvores, alagamentos e falta de luz foram registrados. Mais de 20 bairros estão sem energia e a maior parte das estações de tratamento de água na capital está sem funcionar.
Há 1,2 milhão de pessoas sem água na capital. A informação foi dada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). Segundo ele, não há estimativa para retorno da luz até o momento.
Das 6 estações de tratamento de água, 5 estão sem energia desde aproximadamente 22h, afetando 1,2 milhão. Das 23 estações de bombeamento de esgoto pluvial, 11 também estão sem energia, conforme relatório. A @CEEE_Equatorial não tem posição precisa sobre retorno da luz.
-- Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) January 17, 2024
Pontos de alagamento foram registrados em pelo menos quatro hospitais da capital. Ao todo, 10 leitos do SUS ficaram temporariamente inutilizados, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Em algumas vias, os alagamentos chegaram a 60 centímetros de altura, bloqueando a passagem de motoristas.
Em uma hora a chuva atingiu metade da média histórica de precipitações para o mês de janeiro. Vinte e cinco municípios gaúchos registraram danos, com chuvas intensas, ocorrência de granizo e fortes ventos, informou a Defesa Civil.
Prefeitura de Porto Alegre decretou estado de emergência. O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou um decreto de emergência devido aos estragos causados pelo temporal nesta quarta-feira (17). O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, dispensando de licitação a aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, entre outras medidas para minimizar os danos.
Santa Catarina em alerta
A frente fria que causa chuvas no Rio Grande do Sul avança por Santa Catarina. Ela já atinge a área de divisa entre os estados, informou a Defesa Civil.
As chuvas podem ultrapassar os 100 mm nas áreas entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, diz a previsão. Há alerta de atenção para temporais no estado.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário