Ciclone e vento de até 100 km/h: onde há alerta de perigo no Brasil
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na quarta-feira (14) um alerta de perigo de chuvas intensas. O aviso engloba áreas das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, incluindo o litoral norte de São Paulo.
Ciclone atinge SP e RJ
Um alerta laranja de perigo envolve desde o litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo Angra dos Reis e Paraty. O aviso vai até as 18 horas desta quinta-feira.
A previsão é de chuva intensa, entre 30 milímetros a 60 milímetros por hora, além de ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas e alagamentos.
Um ciclone subtropical também atinge, desde ontem, regiões do Rio e de São Paulo. O fenômeno pode persistir até terça-feira (20). Pode ser classificado como tempestade subtropical e provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone.
Alerta laranja em mais estados
O Inmet também emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em outros estados além de São Paulo e Rio. O alerta envolve Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul — e uma pequena parte de Mato Grosso e Santa Catarina.
Há previsão de volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta laranja, o segundo da escala de maior risco, permanece até amanhã, às 10 horas.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.