Brasileiro que fugiu de prisão nos EUA será julgado por outra morte no TO
O brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, preso por matar a ex-namorada nos Estados Unidos, vai ser julgado por suspeita de matar um homem no Tocantins, em novembro de 2017.
O que aconteceu
Danilo vai participar do julgamento, previsto para ocorrer em 29 de fevereiro, de forma virtual, segundo informou ao UOL o TJTO (Tribunal de Justiça do Tocantins). Atualmente, ele está preso nos Estados Unidos . A Justiça norte-americana autorizou que ele participe da audiência por videoconferência.
Julgamento era para ter ocorrido em outubro de 2023, mas foi adiado. Em agosto do ano passado, o réu virou assunto internacional após conseguiu fugir de um presídio dos Estados Unidos, onde cumpre pena de prisão perpétua. Ele se tornou alvo de uma caçada que mobilizou diversos policiais norte-americanos e foi capturado após 14 dias após de fuga.
No Brasil, Danilo é acusado de matar a tiros Valter Júnior Moreira dos Reis, de 20 anos, com cinco tiros à queima-roupa, em novembro de 2017. A vítima era amiga de Danilo e teria sido morta por causa de uma dívida referente ao conserto de um carro. Cavalcante é considerado foragido da Justiça brasileira desde a morte de Valter, quando teve mandado de prisão expedido pelo assassinato do amigo.
Morte de namorada nos EUA
Danilo Cavalcante conseguiu embarcar para os Estados Unidos do aeroporto de Brasília em janeiro de 2018. Na época, o nome dele não constava no registro nacional de foragidos da Justiça. Nos EUA, ele conheceu a também brasileira Déborah Brandão, que morava na Pensilvânia, e tinha situação regular no país. Ele, no entanto, não tinha autorização para morar nos EUA.
Em abril de 2021, Danilo matou Déborah com 38 facadas. A vítima foi morta na frente dos dois filhos dela. Segundo a polícia norte-americana, ele não aceitava o fim do relacionamento. Cavalcante foi capturado no estado Virgínia e condenado à prisão perpétua uma semana antes de conseguir fugir do presídio, em agosto de 2023.
Fuga e captura
Câmeras de segurança da própria prisão gravaram a fuga do brasileiro. Danilo Cavalcante se apoiou com as mãos e os pés em dois muros e alcançou o telhado de um dos prédios da prisão.
O edifício escalado por Danilo ficava perto de um dos pátios de exercícios da penitenciária. Após escalar até o teto, ele correu pelo telhado e caiu em uma área menos segura da penitenciária e conseguiu fugir do local.
Danilo foi encontrado novamente pela polícia no dia 13 de setembro de 2023. O brasileiro estava escondido em uma pilha de madeira em uma região de mata na Filadélfia.
Deixe seu comentário