Contaminação interrompe fornecimento de água no RJ há mais de 50 horas
Moradores de pelo menos quatro municípios do Rio de Janeiro estão há mais de 52 horas sem abastecimento de água.
O que aconteceu
Contaminação interrompeu captação no sistema Imunana-Laranjal às 5h59 da quarta-feira (3). Equipes da Cedae - a companhia de água e saneamento do Rio de Janeiro - detectaram a presença de tolueno, substância produzida na fabricação de gasolina, no local.
O sistema abastece cerca de dois milhões de pessoas. Moradores das regiões de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e parte de Maricá são afetados, informou a companhia.
Não há previsão para volta da captação de água. Segundo a Cedae, a qualidade da água é monitorada de hora em hora por equipamentos japoneses que fazem análises físico-químicas antes da entrada da água bruta na estação.
Foco do problema foi localizado. A origem do tolueno foi encontrada em um ponto do Rio Guapiaçu, em Guapimirim. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente acompanha o caso e informações sobre o que ou quem causou o vazamento, não foram divulgadas.
Caminhões-pipas devem atender serviços essenciais. Hospitais e clínicas de São Gonçalo receberão os equipamentos hoje, informou a companhia.
A Cedae reforça a orientação para que a população faça uso consciente da água, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
Cedae, em nota
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.