Conteúdo publicado há 1 mês

Guarda-vidas grava tromba d'água em praia no Espírito Santo; veja o vídeo

Siga UOL Notícias no

Uma tromba d'água foi registrada na praia de Carapebus, em Serra (ES) na última sexta-feira (12). A guarda-vidas Leticia Gomes, de 25 anos, que estava trabalhando no dia, gravou o momento em que o fenômeno aconteceu.

O que aconteceu

No vídeo registrado por Leticia, é possível ver uma nuvem acima do mar. Parte dela forma um funil, que toca a água, formando o que parece ser um "tornado" — mas não é.

Leticia, que trabalha na função há quatro anos, diz que nunca tinha visto algo do tipo. "Achei incrível. Quando vi, já tinha começado", declarou.

A chuva, no entanto, demorou de chegar e passou rápido.

O que é uma tromba d'água?

A tromba d'água é um fenômeno que ocorre principalmente no verão. Ela pode se formar em um rio, mar, lago ou oceano.

Segundo o Climatempo, trata-se de uma nuvem funil que se forma sobre a água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. É comum que as pessoas confundam com um tornado (que acontece sobre terra firme) porque os formatos são semelhantes.

As trombas d'água só se passam a chamar tornados quando avançam sobre terra firme, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). No entanto, elas geralmente são menos intensas do que aqueles que se formam em superfícies terrestres.

Deixe seu comentário

Só para assinantes